UE cria serviço unificado de diplomacia

O Conselho da União Europeia (UE) anunciou a criação de um Serviço Europeu para Ações Externas (SEAE), ferramenta que visa tornar a diplomacia dos países do bloco mais coesa e, deste modo, mais eficiente.


O serviço é um desdobramento do Tratado de Lisboa, que entrou em vigor em dezembro de 2009 e deu à UE um presidente comum (o belga Herman van Rompuy) e novos instrumentos legais, reforçando o poder de negociação do bloco.


O SEAE auxiliará a Alta Representante para a Política Externa e Segurança Comum da União Europeia, Catherine Ashton (também nomeada pelo Tratado), e o serviço diplomático dos Estados-Membros na meta de unificar a política externa do grupo de 27 países e torná-lo mais forte e mais influente.


O novo departamento do Conselho contará com uma administração central e delegações em diversos países. Um Secretário Executivo Geral, dois deputados e um Diretor Financeiro Geral coordenarão o grupo.


Inicialmente, o quadro de funcionários será constituído por oficiais da Comissão Europeia, pelo Secretariado do Conselho Europeu e por diplomatas dos países-membros. A partir de 2013, oficiais de outras instituições da UE poderão se candidatar às vagas.


Aproximadamente € 9,5 milhões serão investidos na primeira fase do projeto, que vai até dezembro deste ano.

Divulgação / Conselho da União Europeia
Divulgação / Conselho da União Europeia