O chefe do setor de cooperação da União Europeia (UE) no Brasil, Jérôme Poussielgue, participou na última terça-feira (14) do encerramento do Projeto de Apoio à Inserção de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), maior plano de cooperação do bloco na América Latina.
Em Brasília, Poussielgue disse que o País recebe investimentos da UE em 95 projetos de cooperação, totalizando € 258 milhões, e afirmou que duas áreas deverão concentrar novos aportes nos próximos anos.
“Há uma meta de se investir, até 2013, outros € 61 milhões em duas linhas prioritárias: os Diálogos Setoriais, coordenados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e em ações de desenvolvimento sustentável”, revelou.
O Projeto, com 2,5 mil empresas de pequeno e médio porte beneficiadas, encerrou s atividades tendo estruturado 33 projetos para internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) em 21 setores da indústria.
Ainda no Seminário “Internacionalização de PME Brasileiras: uma visão de futuro”, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sublinhou a importância do PAIIPME. “Criou-se uma rede importante de contatos, uma articulação empresarial de grande qualidade, que deve ser conservada e aproveitada”, disse.