UE e Mercosul retomam negociações bilaterais

Começa nesta terça-feira (29), em Buenos Aires, a primeira rodada de negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) para retomar as conversas sobre um acordo de livre comércio. As discussões entre os representantes dos blocos formados por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e pelos 27 países europeus acontecem até sexta-feira (2) e terão como base temas como diálogo político, cooperação e comércio.


O objetivo é chegar a um consenso sobre uma maior abertura comercial para os bens agrícolas e industriais. Além disso, espera-se a definição de regras sanitárias e fitossanitárias exigidas para a exportação para a Europa.


Panorama


As negociações tiveram origem com a assinatura do Acordo de Cooperação Interregional, em 1995, e começaram formalmente em 2000. Entretanto, divergências entre os líderes dos dois blocos na área comercial fizeram com que as conversas fossem interrompidas em 2004.


Em maio deste ano, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou oficialmente, durante a 6ª Cúpula América Latina, Caribe e UE, que as negociações com o Mercosul seriam retomadas.


Zapatero afirmou, então, que um acordo de livre comércio entre as duas partes incrementaria o comércio entre os dois blocos em € 5 bilhões.


As exportações do Mercosul para a UE atingiram, no período 2006 a 2008, uma média de US$ 55 bilhões por ano.

 Ricardo Stuckert / PR
Ricardo Stuckert / PR