União Europeia estabelece pacto para o Euro

Os países da zona do Euro chegaram, na última sexta-feira (11), a um acordo para tentar evitar futuras crises no bloco. O “pacto do Euro”, aprovado pelos líderes das 17 nações que usam a moeda, prevê a adoção de uma série de medidas, a maior parte delas proposta pela Alemanha, para impulsionar a competitividade da região e evitar que novas dívidas levem a uma crise do euro.


A Alemanha vinha exigindo reformas nas políticas financeiras do bloco como condição para aumentar sua contribuição para o Fundo de Resgate Europeu (EFSF), do qual é a principal financiadora. Os líderes dos países que compõem a zona do euro já aceitaram as exigências e concordaram em aumentar o empréstimo do EFSF dos atuais € 250 bilhões para € 440 bilhões. Para tanto, todos os países do bloco aumentarão os recursos destinados ao fundo.


As nações envolvidas no pacto também se comprometeram a reduzir os gastos públicos, alinhar a idade de aposentadoria com a expectativa de vida do seu país, assegurar que os salários no setor público se assemelhem àqueles do setor privado, reduzir os impostos trabalhistas, entre outros.


“Com certeza nós demos um passo à frente. Como nação, estamos satisfeitos. No que diz respeito à estabilidade do Euro, essa é uma boa notícia para o mundo”, afirmou a chanceler alemã Angela Merkel.


Os prazos para pagamento dos empréstimos do EFSF também foram estendidos e os juros foram reduzidos em 1%. A Grécia será beneficiada com os novos descontos ao pagar seu empréstimo. A Irlanda, no entanto, ainda não preenche os requisitos da União Europeia (UE) para ter direito a juros menores, de acordo com o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.


O compromisso será confirmado nos dias 24 e 25 desse mês, quando os chefes de Estado se reunirão novamente na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, para aprovar o pacote de medidas do pacto.

RegierungOnline/Kugler
RegierungOnline/Kugler