Há pouco mais de um ano, no dia 15 de maio de 2015, a ZF Friedrichshafen AG finalizou a incorporação da TRW Automotive. A partir desse dia, o Grupo ZF ampliou suas competências, sua presença no mercado e seu potencial econômico. O lema da integração (“The Power of 2”) se revelou uma excelente orientação: além de se complementarem, as aplicabilidades dos produtos de ambas empresas alavancam suas potencialidades em diversos campos.
A empresa de tecnologia também apresentou diversos novos conceitos de tecnologia. O Veículo Urbano Avançado para carros de passeio e o ZF Innovation Truck 2016 para veículos comerciais são abordagens com foco na segurança, eficiência e condução autônoma. Além disso, com esses projetos a ZF comprova as vantagens oferecidas pela interação entre as tecnologias de sensores, eletrônica e atuadores, que podem ser resumidas com os termos “ver – julgar – agir”, expressando perfeitamente o novo portfólio ampliado de competências do Grupo ZF .
No início de 2016, a divulgação do primeiro balanço depois da integração da TRW deixou evidente que o Grupo ZF estava adquirindo novas dimensões, com volume de vendas na marca dos 29,2 bilhões de euros em 2015. A ZF TRW favoreceu expressivamente esse crescimento como Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva, que, desde sua incorporação, alcançou vendas correspondentes a 8,9 bilhões de euros, valor incluso pela primeira vez nas demonstrações financeiras do Grupo. O fortalecimento da presença de mercado também resultou em um maior equilíbrio na distribuição das vendas regionais: na América do Norte, sua cota subiu de 20% para 28%, ao passo que na Europa diminuiu de 56% para 47%. Na região Ásia-Pacífico, a proporção das vendas da ZF chegou a 22% (no ano anterior, foi de 20%). A participação da América do Sul, impactada pelo novo dimensionamento do mercado automotivo brasileiro, diminuiu para aproximadamente 3%.
Além disso, no ano passado, a ZF diminuiu seu endividamento em 1,4 bilhão de euros – uma redução bem maior que o esperado, o que fez com que a Standard & Poor’s recentemente valorizasse a marca com uma nota de crédito mais alta. A agência de avaliação de risco atribuiu ao Grupo ZF a classificação BB+, com previsões estáveis: com a redução de suas dívidas, a companhia melhorou expressivamente seu próprio perfil de risco financeiro.
Integração mostra resultados com novos conceitos para automóveis e veículos comerciais
Em setembro de 2015, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), Alemanha, a ZF apresentou o Veículo Urbano Avançado – o conceito de um carro subcompacto com acionamento puramente elétrico evidencia o potencial da integração inteligente dos vários sistemas do chassis, do driveline e de assistência ao motorista. Também responsável pelos avanços tecnológicos, a ZF TRW complementou as competências das divisões da ZF. O sucesso foi repetido em fevereiro de 2016 na Suécia com a apresentação do protótipo de um modelo de série, que revelou o valor agregado da combinação do sistema de direção do eixo traseiro AKC (do inglês Active Kinematics Control) da ZF com o sistema de direção elétrica Dual Pinion EPS (do inglês Electrically Powered Steering) no eixo dianteiro da ZF TRW.
Passado um ano da fusão, a interação das competências também se insere no segmento de veículos comerciais com o ZF Innovation Truck 2016. Nesse conceito, a empresa implementou uma série de funcionalidades que pretendem revolucionar o futuro da logística, do transporte de mercadorias e da segurança no trânsito. Funções de manobras autônomas, sistema semi-automatizado Highway Driving Assist de direção assistida em rodovias e um programa de assistência de frenagem e manobra de desvio são exemplos de soluções que integram as novidades apresentadas. Para viabilizar essas inovações, os engenheiros da ZF juntaram os sensores, sistemas eletrônicos e tecnologia de direção da ZF TRW ao driveline e tecnologia de chassis da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF, compondo um conjunto inteligente. Tudo isso torna a operação dos veículos comerciais mais segura, eficiente e – principalmente para os motoristas e colaboradores das transportadoras – bem mais confortável e simples.
Diferencial: “ver – julgar – agir”
“Com a integração da TRW, a ZF cobre todos os aspectos essenciais da condução autônoma, fazendo com que os veículos possam ver, julgar e agir”, é como o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer, descreve ser o grande diferencial da empresa de tecnologia. Hoje a companhia já fornece sistemas de sensores, controles inteligentes e atuadores mecatrônicos, sendo que estes últimos são decisivos, já que identificar riscos e refletir sobre como evitá-los pouco ajuda se não forem tomadas ações concretas, assumidas por sistemas mecatrônicos de frenagem e direção, bem como por elementos ativos do chassis, ambos inclusos na linha de produtos da empresa.
Foto: Divulgação ZF