Publicidade

Economia
29 de novembro de 2011

Varejo alemão prevê crescimento tímido no Natal

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


Os comerciantes alemães estão otimistas com as compras de Natal e as pesquisas indicam que a confiança dos consumidores também está estável. Ainda assim, a previsão da Associação dos Varejistas da Alemanha (HDE, sigla em alemão) é de que as compras nos meses de novembro e dezembro cresçam apenas 1,5% frente ao ano passado (3%).



Segundo a instituição, o volume de negócios deve atingir € 78 bilhões, um aumento de € 1,2 bilhões frente ao registrado em 2010. No primeiro final de semana do Advento (que marca a contagem regressiva de um mês para o Natal), os itens mais cobiçados pelos consumidores foram os equipamentos tecnológicos, como tablets, smartphones e televisores 3D. De acordo com Stefan Genth, presidente da HDE, também estão na lista dos presentes mais procurados produtos como livros, bolsas, acessórios e artigos natalinos para decoração.



No Brasil, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera uma desaceleração moderada para o setor, já que em 2010 as vendas registraram forte aquecimento, com crescimento de 10% frente ao ano anterior. Mesmo com um ritmo mais lento, as vendas do comércio devem avançar 5,6% na comparação com o ano passado.



Os presentes mais procurados pelos brasileiros serão as roupas (74%), aponta uma pesquisa divulgada pela Deloitte. Outros itens nas listas de natal são sapatos (38%); cosméticos, perfumes e cuidados pessoais (37%); e eletrônicos, celulares, computadores e tablets (37%).

Creative Commons
Creative Commons

Compartilhe:

Artigos relacionados