Publicidade

Inovação Acontece Câmara Destaque
3 de outubro de 2025

Em visita à fábrica da FESTO, Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha se reúne para discutir tendências no setor de automação na indústria

Por Mariana Lumy Teixeira

Foto: Divulgação AHK São Paulo – Marcio Murao

A apresentação de tecnologias e discussões sobre a digitalização da indústria, eficiência energética e integração de sistemas inteligentes em ambientes fabris foram o tópico central da última reunião da Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). O encontro, realizado no Technology Engeneering Center São Paulo da FESTO, teve Cesar Gaitan, Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e CEO Business Regional SAM da FESTO como anfitrião.

Durante a reunião, a Diretoria da instituição pode visitar as instalações da FESTO Experience Center, com demonstrações das tecnologias em diferentes setores e ambientes.

Durante a abertura do encontro, Alexander Seitz, Presidente da AHK São Paulo e Chairman Executivo da Volkswagen para a Região América do Sul  deu as boas-vindas ao grupo, reforçando a importância desses encontros para discutir o contexto de digitalização da indústria.

Também participou do encontro a Embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbech, que compartilhou perspectivas sobre a política e economia alemãs, ressaltando a busca estratégica pela segurança, liberdade e prosperidade econômica. “Nesses tempos de mudanças globais e de paradigmas nós buscamos e queremos ser um mercado referência para os nossos parceiros”, afirmou. Para a embaixadora, o contexto de automatização e digitalização exige uma grande capacidade de atualização e a cooperação bilateral se mostra como uma ferramenta estratégica. “Imaginem se a criatividade, energia e diversidade brasileiros se unissem ao contexto alemão. Na época de Inteligência Artificial, isso é uma faísca para uma nova etapa de inovação transatlântica”, completou.

Não é possível falar sobre automação da indústria sem falar de HANNOVER MESSE, maior feira global de tecnologias industriais. Dentro do contexto do encontro, Marco Siebert, Diretor de Relações Internacionais da Deutsche Messe apresentou à Diretoria os números da última edição e as perspectivas para a edição de 2026, que terá o Brasil como País Parceiro. O reconhecimento destaca o País como uma potência emergente no setor industrial global.

A edição de 2026 já conta com 4.000 expositores de 60 países e espera mais de 130.000 visitantes.

Adicionalmente, Bruno Vath Zarpellon, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da AHK São Paulo, compartilhou informações sobre o pavilhão brasileiro, promovido e subsidiado pela ApexBrasil. O pavilhão contará com ambientes temáticos voltados às diversas necessidades da indústria, como a Transição Energética e Transição Verde Digital, Automação, Inteligência Artificial e Segurança Digital.

Compartilhe:

Artigos relacionados