A Audi segue engajada em sua missão de promover uma sociedade mais inclusiva e solidária por meio de iniciativas que integram a sua estratégia global de sustentabilidade. Às vésperas do Dia Alemão da Diversidade, celebrado na terça-feira (23/05), o Conselho de Administração da empresa assinou um manifesto de apoio à Diversidade e Inclusão entre os seus colaboradores. Como parte de suas ações, a fabricante promoverá o evento We.Together: International D&I Days 2023, que oferecerá aos seus milhares de funcionários em todo o mundo um total de 72 eventos online sobre a temática da Diversidade e Inclusão. Além disso, a Audi se juntou recentemente à Câmara Europeia de Comércio LGBTIQ e à rede WEConnect International com o objetivo de apoiar a diversidade na cadeia de suprimentos.
“Sabemos que a diversidade impulsiona a inovação na Audi, e queremos abraçar a inclusão de modo a trazer um valor agregado real para a empresa e os funcionários”, destaca Xavier Ros, diretor de Recursos Humanos. “Para realmente garantir a equidade e promover a diversidade em todos os níveis, levamos a inclusão em consideração desde a primeira etapa de nossos processos internos”, conclui.
Diversidade e inclusão fazem parte da estratégia de sustentabilidade da Audi, que já lançou uma série de iniciativas para reforçar esses pilares. Entre os exemplos, estão verificações de processos corporativos equitativos, opções de treinamento específicas para grupos-alvo, linguagem inclusiva de gênero, programas de orientação e compartilhamento de cargos no nível gerencial. Da mesma forma, as redes de diversidade oferecem uma oportunidade para que funcionários com interesses semelhantes se encontrem e trabalhem juntos para promover maior diversidade dentro da empresa.
We.Together: Dias Internacionais de Diversidade e Inclusão 2023
A Audi organiza regularmente eventos aos seus funcionários. O We.Together: International Diversity & Inclusion Days, realizado durante o Mês da Diversidade na Europa, em maio, mostra como a diversidade realmente é multifacetada. O evento de uma semana ocorreu de 22 a 26 de maio de 2023 e ofereceu um total de 72 eventos online em sete idiomas diferentes.
Colaboradores de todo o mundo podem esperar um programa variado de palestras, workshops, eventos de networking e painéis. Este ano, não somente a AUDI AG que estará envolvida: Bentley, Italdesign e Lamborghini, além da Audi Brussels, Audi Hungaria e Audi México, bem como a empresa de vendas da Audi China, estarão no evento. O programa também receberá uma série de palestrantes internos, redes de funcionários e especialistas externos. “O We.Together: International Diversity & Inclusion Days mostra que são as nossas diferenças que fazem a diferença”, explica Xavier Ros, Diretor de Recursos Humanos.
Iniciativas no Brasil
A Audi do Brasil também promove uma série de iniciativas que visam à diversidade e à inclusão por meio de palestras, workshops e comunicações que buscam engajar seus colaboradores nesse tema. Em 2022, a empresa atuou em parceria com o projeto Litro de Luz para fornecer iluminação para mais de 600 moradores de comunidades locais da Amazônia por meio de soluções como lampiões e postes solares.
Além disso, o projeto Mulheres Audi também atua na organização com o objetivo de ampliar e reconhecer a potência criativa e inovadora das mulheres no setor automotivo. A Comissão desenvolve projetos, palestras, entrevistas, vídeos e ações que promovam esse tipo de discussão. Em março deste ano, por exemplo, a campanha Março Delas foi desenvolvida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher buscando dar voz às mulheres da Audi do Brasil e reconhecer a presença feminina no setor automotivo.
O projeto Audi e-ducar também é desenvolvido pela Audi do Brasil e reforça o compromisso social da empresa. O curso de iniciação profissional é gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade social que recebem aulas de mecânica, manutenção automotiva, comunicação e sustentabilidade ministradas pelos próprios colaboradores.
Além disso, a montadora tem orgulho de patrocinar as seleções brasileiras masculina e feminina de voleibol para deficientes (CBVD). Sob o patrocínio da Audi do Brasil, o time conquistou título mundial inédito no vôlei sentado feminino.