BASF e Solenis combinam os negócios de químicos para papel e tratamento de água

BASF Ludwigshafen 5No dia 2 de maio de 2018, a BASF e a Solenis assinaram um acordo para unir forças com a combinação de seus negócios de processos wet-end na fabricação de papel e químicos para água. A entidade combinada com vendas pró-forma de cerca de € 2,4 bilhões e cerca de 5.000 funcionários em 2017 tem o objetivo de oferecer valor adicional aos clientes de papel e tratamento de água. A meta é criar um fornecedor global de soluções para a indústria com foco no cliente.

Para a indústria de papel, o portfólio de produtos da empresa combinada cobrirá toda a gama de produtos químicos funcionais e químicos para processos wet-end, soluções para o ciclo da água para as fábricas papeleiras, bem como capacidades abrangentes de serviços. Para a indústria de tratamento de água, os clientes da organização conjunta se beneficiarão das capacidades de serviço de alta qualidade da Solenis e da ampla plataforma de produtos químicos para tratamento de água da BASF. A conclusão da transação, que aguarda aprovação das autoridades competentes, está prevista para o final de 2018. As condições financeiras da transação não foram divulgadas.

A BASF terá uma participação acionária de 49% da entidade combinada que irá operar sob o nome Solenis, com sede em Wilmington, Delaware, EUA. A BASF indicará três dos sete representantes acionistas da entidade conjunta que irão continuar sob a liderança do atual Presidente e CEO John E. Panichella, da Solenis. Os 51% das ações ficarão em fundos administrados pela Clayton, Dubilier & Rice.

“A transação evidencia a gestão ativa do portfólio por parte da BASF e nos permite compartilhar o sucesso futuro desta promissora entidade conjunta”, comenta Markus Kamieth, membro da diretoria executiva da BASF SE e responsável pelo segmento de Produtos de Performance.

A transferência inclui os sites e fábricas dos negócios de processos wet-end na fabricação de papel e químicos para água em Bradford e Grimsby, Reino Unido; Suffolk, Virgínia, EUA; Altamira, México; Ankleshwar, Índia, e Kwinana, Austrália. As plantas de produção que possuem o consolidado sistema de Verbund em Ludwigshafen, Alemanha, e Nanjing, China, não serão transferidas, ficando responsáveis pelo fornecimento de produtos e matérias-primas para a entidade combinada por meio de acordos firmados de médio e longo prazo.

O portfólio de químicos para revestimento de papel da BASF não é parte integrante da transação e as duas empresas continuarão suas operações como empresas estritamente independentes até a conclusão da transação.

Foto: Divulgação BASF