Bayer firma parceria em prol de uma agricultura mais sustentável

cana de acucar_CCommons_j_iglarA Bayer e a The Nature Conservancy (TNC) anunciaram uma parceria inovadora visando apoiar os agricultores na restauração da vegetação nativa em suas fazendas no Mato Grosso, uma das regiões mais biodiversas do mundo e também uma das mais ameaçadas.

A parceria no estado de Mato Grosso, um dos estados-chave para a produção agrícola no Brasil, começou em março de 2018. Por meio da parceria, a Bayer incluirá assistência técnica ambiental e a TNC prestará assistência aos agricultores, para que eles cumpram a legislação ambiental brasileira – o Código Florestal.

“Considerando que a maior parte do território do estado do Mato Grosso é composto por propriedades rurais, trabalhar com agricultores em terras privadas é crucial para ajudar o estado a atingir as metas de conservação. Além disso, o cumprimento da legislação ambiental é obrigatório para os agricultores, mas isso pode ser difícil de se conseguir devido à falta de assistência técnica ou aos altos custos de implementação. Com informações científicas e uma ação colaborativa, a iniciativa da TNC-Bayer contribuirá para resolver esses gargalos”, explica Antonio Werneck, Diretor Executivo da The Nature Conservancy Brazil.

“Estamos muito satisfeitos pela parceria com a TNC, em vista da abordagem tão inovadora, a qual disponibiliza um serviço valioso aos agricultores, protegendo o meio ambiente por meio do reflorestamento de última geração. Nós da Bayer estamos comprometidos com a agricultura sustentável, e isso inclui a promoção de boas práticas agrícolas e a proteção e restauração cuidadosa dos recursos naturais. A TNC e a Bayer trabalharão juntas para tornar esse projeto um sucesso”, ressalta Bernd Naaf, Diretor de Negócios e Comunicação da divisão Crop Science da Bayer.

A Bayer trabalha com mais de 100.000 produtores rurais por meio da Rede AgroServices e, em cooperação com a TNC, oferecerá três tipos de serviços técnicos:

  1. Orientação das normas e procedimentos para a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico de informações georreferenciadas sobre propriedades rurais, e apoio técnico para Cadastro no Sistema Mato-grossense de CAR (SIMCAR)
  2. Elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas da propriedade para embasar o Projeto de Recomposição de Áreas Degrdadas e Alteradas (PRADA), instrumento obrigatório para adesão do produtor rural ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);
  3. Assistência técnica territorial para restaurar áreas naturais em propriedades rurais, incluindo o treinamento básico de restauração de equipes agrícolas.

Esses serviços serão disponibilizados por especialistas técnicos da TNC. Eles serão responsáveis por fornecer a assistência técnica aos agricultores que participarem do programa da Bayer e optarem por receber suporte. Esta iniciativa funcionará em três municípios prioritários – Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso – no Mato Grosso, na região central do Brasil.

O engajamento entre a Bayer e a TNC é um importante acréscimo às iniciativas que a TNC e outras organizações ambientais, governos e pessoas físicas vêm desenvolvendo para conservar o Cerrado, uma vasta savana tropical que cobre cerca de 25% do Brasil, sendo uma das regiões com maior biodiversidade no mundo. É também um dos biomas mais ameaçados do planeta, o que requer ações urgentes e abrangentes de todos os setores, incluindo empresas e organizações sem fins lucrativos.

Foto: Commons