A Beiersdorf e a agência FCB estão levando sua colaboração em comunicações para a marca NIVEA para um novo nível: o parceiro de longa data também está intensificando a troca direta entre agência e empresa. Com Stuart Stobbs como diretor de Inspiração e Mikki Brunner como diretora de Criação Executiva Global NIVEA, a FCB também está nomeando uma nova “Equipe de Liderança Criativa” para seu cliente.
Mudança como uma oportunidade
A NIVEA tem mudado continuamente desde que foi introduzida ao mercado, em 1911. Enquanto o posicionamento e os valores da marca são preservados com grande disciplina, inovações de produtos e criatividade no marketing regularmente fornecem novas motivações de compra e garantem que a marca permaneça sempre jovem. Entre as maiores mudanças atualmente e, portanto, entre as maiores oportunidades estão a globalização dos mercados e a mudança do comportamento do consumidor e do ambiente competitivo resultante da digitalização.
Para aproveitar esta oportunidade, a Beiersdorf e a FCB lançaram o clássico processo criativo com equipes centralizadas e uma separação entre clientes e agência publicitária. “Nós nos inspiramos em empresas pequenas e empreendedoras”, disse Dagmas Janke, gerente de Publicidade Global da NIVEA. “Nós garantimos que apenas algumas mentes criativas de primeira classe de diversas culturas e disciplinas complementem-se criativamente com paixão e diversão”.
Dividindo estruturas centralizadas com cocriação
A FCB reorganizou e recrutou seu departamento criativo. Em vez de grandes equipes centralizadas, agora os chamados “Creative Rumbles” funcionam de forma descentralizada. Além disso, os mais diversos talentos criativos dos países das agências da empresa e mentes criativas do Marketing da Beiersdorf serão reunidos por 1 ou 2 semanas para o desenvolvimento de campanhas globais.
Nova equipe de gerenciamento criativo da FCB para NIVEA
Para administrar essa nova abordagem, dois novos rostos foram trazidos para o topo da Equipe Global Criativa para NIVEA. “Ambos são líderes com experiência internacional e altamente inovadores com a capacidade de inspirar nossos melhores talentos em todo o mundo e desenvolver comunicações de valor crescente e de longo prazo para a marca”, disse a diretora global de Criação de Projetos, Susan Credle.
“Por mais de 100 anos, a FCB tem sido um parceiro importante e confiável de nossa principal marca”, diz o membro do conselho da Beiersdorf, Ralph Gusko. “Queremos abrir a NIVEA a grupos-alvo adicionais com impulsos inovadores e eficientes em todo o mundo, com a FCB ao nosso lado”.
Foto: Shutterstock