Bertelsmann reforça negócios de conteúdo global com aquisição da Simon & Schuster

Foto: Pixabay.

A Bertelsmann, empresa internacional de mídia, serviços e educação, está expandindo ainda mais seus negócios globais de conteúdo com a aquisição da editora Simon & Schuster. A editora da empresa de mídia ViacomCBS está sendo adquirida pelo grupo editorial global da Bertelsmann, Penguin Random House, por US$ 2,175 bilhões.

A Simon & Schuster fortalece a presença da Bertelsmann em todo o mundo, e particularmente nos Estados Unidos, seu segundo maior mercado. A empresa emprega atualmente cerca de 1.500 pessoas em todo o mundo e gerou uma receita de US$ 814 milhões em 2019.

Ela publica trabalhos de autores renomados e figuras públicas, incluindo Hillary Clinton, John Irving, Stephen King, e Bob Woodward. A transação está sujeita a aprovações regulatórias e espera-se que seja concluída durante 2021.

A Bertelsmann pagará pela compra a partir dos fundos líquidos existentes. A Simon & Schuster continuará a ser administrada como uma unidade editorial separada sob o guarda-chuva da Penguin Random House. Jonathan Karp, Presidente e CEO da Simon & Schuster, e Dennis Eulau, COO e CFO, continuarão no comando da editora.

Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann, afirma: “Após a aquisição completa da Penguin Random House em abril deste ano, esta compra marca outro marco estratégico no fortalecimento de nossos negócios globais de conteúdo, que incluem a Penguin Random House, a Fremantle TV e a companhia musical BMG. O mercado editorial tem sido parte da identidade da Bertelsmann desde a fundação da C. Bertelsmann Verlag há mais de 185 anos e não perdeu nenhum de seus atrativos até os dias de hoje. A Bertelsmann continua a ser uma das principais empresas criativas do mundo com investimentos anuais em conteúdo de cerca de 6 bilhões de euros.”

“A Bertelsmann financiará a aquisição da Simon & Schuster a partir dos recursos de caixa existentes. O empréstimo externo não é necessário, graças ao desenvolvimento geral positivo dos negócios desde o verão e a venda já concluída de diversos empreendimentos, investimentos e propriedades imobiliárias”. Markus Dohle, CEO da Penguin Random House e membro do Conselho Executivo da Bertelsmann, acrescentou: “A Simon & Schuster é uma empresa extremamente bem gerenciada e extraordinariamente atraente com autores de renome mundial, 2.000 novas publicações anuais e um catálogo de 35.000 títulos. Estamos muito orgulhosos de receber esta estimada empresa, fundada em 1924, em nossa comunidade editorial global. Compartilhamos da mesma paixão por livros e leitura e trabalharemos juntos para dar aos nossos autores o maior acesso possível aos leitores do mundo inteiro. A Penguin Random House oferece máxima liberdade criativa e empresarial a suas 320 editoras em todo o mundo e, naturalmente, estenderá isto aos novos colegas da Simon & Schuster”

A Penguin Random House, compreendendo mais de 320 selos, emprega aproximadamente 10.000 pessoas em seis continentes. O grupo publica cerca de 15.000 novos livros por ano. Em 17 de novembro de 2020, a primeira parte das memórias do ex-presidente americano Barack Obama, “Uma Terra Prometida”, foi publicada com grande sucesso. O romance mais vendido no primeiro semestre de 2020 foi “Um Lugar Bem Longe Daqui”, de Delia Owens, que vendeu mais de 1,6 milhões de exemplares; isto eleva o total de vendas do título somente na América do Norte para mais de 6,5 milhões de exemplares em todos os formatos desde sua publicação em 2018. As memórias de Michelle Obama, publicadas em novembro de 2018, venderam 15 milhões de exemplares até hoje.

O J.P. Morgan Securities LLC atuou como consultor financeiro, Davis Polk & Wardwell LLP como conselheiro jurídico e Arnold & Porter como conselheiro regulamentar para a Bertelsmann durante a transação.