A Bosch agora traz para o mercado brasileiro a nova geração da sua linha de pastilha cerâmica, que é desenvolvida sem a utilização de cobre na fórmula do material de fricção.
No Brasil, a marca é pioneira ao oferecer um produto inovador e sustentável, concebido após anos de pesquisas, que proporciona menor desgaste da pastilha e do disco, desempenho e segurança na frenagem, redução da liberação de resíduos, além de ser mais silencioso. No total, são mais de 70 possibilidades de aplicações disponíveis para suprir a ampla e diversificada frota de veículos do País.
Em favor do meio ambiente
Ao eliminar o cobre e aumentar a proporção de elementos provenientes de fontes renováveis, a Bosch contribui com a preservação ambiental e se antecipa mundialmente frente ao mercado para atender as determinações de alguns países, como os Estados Unidos, que exigem a redução progressiva do uso do cobre na composição das pastilhas.
Os resíduos de cobre são eliminados na rua e no ar quando o motorista freia, sendo os mesmos levados pelas chuvas aos rios e córregos, o que impacta o ecossistema de forma geral. Neste contexto, considerando o volume global de veículos, a nova geração de pastilha cerâmica chega para colaborar com a sustentabilidade.
Nova fórmula, melhores resultados
O material de fricção das novas pastilhas é produzido à base de uma liga aeroespacial – utilizada para a construção de aeronaves e caminhões – que é elaborada a partir da combinação singular de diferentes materiais, incluindo o alumínio. O resultado é mais robustez e redução de 8% do peso do componente, o que ainda contribui para a economia de combustível.
Em virtude da nova composição, elas também têm 17% mais durabilidade em relação à formulação anterior, pois se desgastam lentamente. Isso se deve à formação de uma camada protetora entre a pastilha e o disco e por conta da melhor dissipação de calor provocada pela fórmula 100% livre de cobre.
Pensando na satisfação e segurança dos clientes, a nova geração de pastilhas cerâmicas tem a mesma qualidade do equipamento original e é praticamente livre de ruídos, segundo testes realizados pela Link Engineering, instituição americana independente que fornece dados para diferentes tipos de medição.
Foto: Divulgação Bosch