Continental demonstra suas soluções de monitoramento digital de pneus na Fenatran 2019

Foto: Divulgação Continental

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, levará para o Lounge Drive Experience da Fenatran 2019 suas soluções de monitoramento digital, entre as quais pneus inteligentes equipados com sensores e o Conti Yard Reader. Será uma oportunidade para que os visitantes do evento conheçam como essas tecnologias funcionam na prática e os benefícios que proporcionam aos seus usuários.
 
Instalados na parte interna do pneu, os sensores facilitam a medição de pressão e tornam as ações corretivas mais ágeis e precisas. Com a pressão correta, os pneus têm sua vida útil prolongada, o consumo de combustível é reduzido assim como as emissões de CO₂ na atmosfera.
 
“A oferta de pneus com sensores já instalados são o primeiro passo para que esse produto se torne cada vez mais inteligente facilitando o dia a dia da gestão da frota”, explica Rodrigo Bonilha, gerente-executivo de vendas de pneus de carga da Continental Pneus Brasil.
 
Integra também a solução digital da Continental Pneus em exibição na Fenatran 2019, o Conti Yard Reader, que realiza a leitura automática da pressão e temperatura dos pneus inteligentes assim que o veículo retorna ao pátio da frota.
 
Flexível, o sistema coleta, a partir de um ponto de leitura fixo, os dados de pressão e temperatura dos pneus em um raio de aproximadamente 20 metros. Ele pode ser montado em diversos locais nas dependências da frota, como pontos de abastecimento de combustível, área de manutenção ou portão de entrada, por exemplo.
 
Após uma breve parada para leitura, o sistema envia os dados a um portal on-line – Conti Connect – no qual é possível, a partir de qualquer computador ou celular, acompanhar e administrar as informações coletadas. O Conti Connect permite, também, a geração de relatórios que apresentam o cenário real de pressão e temperatura de todos os pneus da frota.
 
“O Conti Connect possibilita uma visão extremamente precisa das condições em que os pneus de uma frota estão rodando. Esse monitoramento se reflete diretamente em uma redução do custo operacional, seja por meio de uma maior economia de combustível pela rodagem sempre com a pressão correta, seja pelo aumento da vida útil dos pneus ou mesmo pela redução no tempo em que os veículos ficam parados para a manutenção”, analisa Rodrigo Bonilha.
 
Na Fenatran 2019, a Continental apresentará ainda o protótipo de uma solução de monitoramento em tempo real que integra tacógrafo digital, geolocalização, informações de velocidade, RPM, pressão e temperatura dos pneus. “Trata-se de um projeto único, desenvolvido pela empresa de pneus que mais entende de carros e caminhões. Afinal, somos um dos maiores grupos sistemistas do mundo”, explica Bonilha.
 
A proposta da Continental vai muito além da simples comercialização de pneus. “Com nossas soluções de monitoramento digital temos por objetivo contribuir de forma decisiva para a redução do custo operacional. Para uma frota, o preço de aquisição de um pneu é apenas um dos itens a serem analisados e todo o suporte pós-venda que oferecemos se constitui em um importante diferencial competitivo”, conclui Bonilha.