TÜV Rheinland traz especialização em segurança de máquinas

tuvA TÜV Rheinland Brasil é parceira da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) no curso de especialização lato sensu em Segurança de Máquinas e Normativas Técnicas, que foi criado recentemente. O curso tem carga horária de 360 horas e será realizado no campus da universidade, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A especialização, cujas aulas estão previstas para começar em abril deste ano, é direcionada a engenheiros que atuam com projetos de máquinas e processos, de acordo com requisitos nacionais e internacionais, além dos profissionais que trabalham na adequação de máquinas, conforme determinações da NR-12 e normas relacionadas, como a ISO 13849.

Os quesitos técnicos do currículo do curso foram definidos e ordenados pela TÜV Rheinland, seguindo uma lógica para a melhor compreensão dos alunos. “Estruturamos a especialização de uma forma ordenada em que os estudantes aprendam da melhor forma como projetar ou adequar máquinas seguras, conforme as normativas técnicas vigentes”, explica o Gerente Técnico da Área de Máquinas da TÜV Rheinland, Robynson Molinari.

A empresa possui sólida experiência nacional e internacional em questões que se referem à segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, o que garante uma cadeia produtiva segura e eficiente. A TÜV Rheinland desenvolveu soluções completas relacionadas à aplicação da NR-12 e normas relacionadas, para que empresas fabricantes, importadores e usuários finais estejam sempre alinhados às exigências técnicas e legais.

“Por meio do curso será possível disseminar ainda mais os conceitos em favor da conformidade com as normas. Isso representa maior competitividade ao setor, pois confere segurança aos envolvidos com máquinas e equipamentos; segurança jurídica; maior produtividade e aumento de disponibilidade e vida útil do equipamento; redução de incidências de acidentes do trabalho, bem como diminuição de custos indiretos por acidentes”, explica Molinari.

Para ele, o tema seguranças de máquinas é de suma importância para a sociedade, em função da grande quantidade de acidentes de trabalho registrados no País. “Um dos pilares da TÜV Rheinland é promover a segurança para produtos e para as pessoas. O Brasil está avançando rapidamente com a temática e evoluiu muito com a publicação da NR-12 no final de 2010, incluindo revisões e notas técnicas publicadas desde então. Para se ter uma ideia da evolução, já estamos alinhados tecnicamente com os conceitos utilizados na Europa”, destaca Molinari.

A especialização amplia a parceria da TÜV Rheinland com a Unisinos, que atualmente já desenvolve projetos juntamente com a matriz, na Alemanha. Além da parceria com a TÜV Rheinland, a especialização conta com os parceiros da itt FUSE, Bosch Rexroth, Siemens, Manualtech, Prensas Schuler, Roka Engenharia, Sick e Festo.

Foto: Divulgação TÜV Rheinland Brasil