A DHL é parceira da PPG desde 2008. O escopo abrange o recebimento de matérias primas e produtos acabados, armazenagem, controle de inventário, etiquetagem de itens importados e expedição dos produtos para distribuidores e clientes finais. Com todas essas atividades, a DHL movimenta milhões de litros de tintas e revestimentos por mês.
Como parte do compromisso da DHL e alinhado com o foco da PPG em reduzir substancialmente a emissão de carbono, ambas buscam o máximo de eficiência em energias renováveis. Dentro deste processo, o modelo de carregamento das empilhadeiras foi alterado para o Opportunity Charge, modelo que permite cargas rápidas das baterias e reduz substancialmente o consumo de energia elétrica.
Outro ponto importante da parceria foi a busca pela aplicação de inovação, trazendo a operação logística para um patamar mais confiável e rápido afim de atingir as respostas dos clientes da PPG. Na direção dessas melhorias, a frota de empilhadeiras foi substituída por modelos mais novos, com tecnologia embarcada que contribui para o aumento de produtividade e com um WMS (Warehouse Management System).
A experiência da DHL na área química, bem como aderência a normas de segurança, foram pontos fundamentais para este relacionamento de longa data. “Além da necessidade de um rígido controle de temperatura, a cadeia de suprimentos da indústria química tem características bastante próprias. Por exemplo, essa cadeia tem diversas sazonalidades e alguns processos no padrão Just in Time de entregas que, se não respeitado, pode provocar paradas de linhas de produção de alguns clientes da PPG. Nestes anos de contrato, conseguimos atender com eficiência e qualidade. Por todos esses esforços e entregas, recentemente recebemos o Prêmio Excelência Operacional na Categoria Logística da PPG”, afirma Emerson Soares, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.
Outro destaque da proposta de trabalho da DHL é a estrutura de gestão e aprimoramento contínuo. Para gerir esta operação, a DHL utiliza uma plataforma digital que, dentre outras funcionalidades, permite a visibilidade em tempo real dos processos envolvidos. “Todo esse conceito está inserido dentro do programa OMS (Operations Management System), em que a DHL criou a cultura padronizada na gestão dos processos logísticos, bem como as rotinas de controle e acompanhamento da operação. Com isso, são estabelecidos indicadores de performance (KPIs) que são acompanhados periodicamente e são a base para o desenvolvimento contínuo da operação”, acrescenta Emerson Soares.
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