Evonik expande produção de membrana na Áustria

Evonik, Dr.Klaus Engel, Vorsitzender des Vorstandes Evonik Industries AG waehrend der Grundsteinlegung am Freitag, 30.09.2016 in Schoerfling.

A Evonik Industries realizou a cerimônia de inauguração para a expansão de seu site austríaco de Schörfling, onde o Grupo irá construir mais um complexo industrial para a produção de módulos de membranas de sua marca SEPURAN para a separação de gás.

 Além de uma nova unidade de fiação de fibras, as instalações irão incluir áreas adicionais para pesquisa e desenvolvimento, tecnologia de aplicação e mais um armazém. A Evonik está investindo um valor total que se situa na casa média dos dois dígitos de milhões de euros. A nova planta, que irá dobrar a capacidade de produção atual, está prevista para entrar em operação no final de 2017, trazendo mais de trinta novos empregos para Schörfling. 

 “Como um dos nossos setores de crescimento, o negócio de membranas é um exemplo que destaca a nossa maneira de abrir novos mercados com produtos inovadores. Com a cerimônia de inauguração de hoje, estamos dando continuidade à história de sucesso do nosso negócio de membranas e nos posicionando como líder tecnológico no atraente mercado de separação de gás”, disse Klaus Engel, presidente da Diretoria Executiva da Evonik.

 A planta atual da Evonik em Schörfling produz módulos de separação de gás sobretudo para o mercado de biogás e para a recuperação de hidrogênio e hélio. O foco da nova unidade de fiação de fibras será a fabricação de módulos de membrana para geração eficiente de nitrogênio no local.

 “Queremos abastecer o mercado de separação de gás com produtos especiais que façam uma contribuição significativa para o aumento da eficiência dos nossos clientes. O investimento em Schörfling cria oportunidades adicionais para ampliar ainda mais o nosso portfólio de membranas”, observou o Dr. Claus Rettig, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH.

 As membranas SEPURAN oferecem um método particularmente eficiente para a separação de gases como metano, nitrogênio ou hidrogênio de misturas de gás.  A vantagem da tecnologia de membrana da Evonik para separação de gás inclui a separação mais precisa de gases e maior produtividade. 

 A planta da empresa em Lenzing, perto do site de Schörfling, fabrica a matéria-prima poliimida, um polímero de alta performance que é transformado em fio e depois processado adicionalmente em Schörfling. A infraestrutura em Lenzing será devidamente melhorada como parte da expansão do site.  

 A família de produtos SEPURAN do Segmento Resource Efficiency da Evonik inclui membranas para o processamento de biogás, geração local de nitrogênio e também para a recuperação de hélio e nitrogênio. Há mais de cinquenta anos, a Linha de Negócios High Performance Polymers desenvolve e produz polímeros de alto desempenho que possibilitam inovações com eficiência de recursos em ampla variedade de indústrias.

 As membranas SEPURAN Green para o processamento de biogás foram lançadas com sucesso em 2011. Desde então, a tecnologia de membrana vem sendo desenvolvida de modo consistente. A linha de produtos foi ampliada com a inclusão da membrana SEPURAN Noble para o processamento de hélio e hidrogênio, uma vez que a Evonik prevê um crescimento na faixa inferior de dois dígitos percentuais para o mercado de hélio e hidrogênio nos próximos anos. A nova membrana de fibras ocas para geração eficiente de nitrogênio – SEPURAN N2 – foi acrescentada ao portfólio de membranas no início de 2016.

Foto: Divulgação Evonik