A Henkel amplia sua colaboração com a empresa social Plastic Bank pelos próximos cinco anos. Após as conquistas alcançadas graças à parceria iniciada em 2017, a companhia apoiará os projetos em andamento no Haiti, Filipinas e Indonésia, e contribuirá significativamente com o desenvolvimento de uma infraestrutura, de mais de 400 pontos de coleta da Plastic Bank, no Egito. Somente em 2020, a Henkel integrará mais de 600 toneladas do material reciclado, chamado de “Plástico Social”, à embalagem de seus produtos.
Como parte de seu compromisso com uma economia circular e contra os resíduos de plástico no meio ambiente, a Henkel foi a primeira empresa global de bens de consumo a se associar à Plastic Bank. O objetivo conjunto é reduzir os resíduos de plástico nos oceanos e melhorar a vida das pessoas desfavorecidas, principalmente em países que carecem de uma infraestrutura para o tratamento de resíduos. Com essa iniciativa, a população local pode devolver os resíduos plásticos coletados e trocá-los por dinheiro, mercadorias ou serviços. Este material é integrado novamente à cadeia de valor do plástico como “Plástico Social”.
Desde o início da parceria, a Plastic Bank abriu centros de coleta adicionais no Haiti. Além disso, a Henkel ajudou a organização a estabelecer uma cadeia de suprimentos para garantir que os resíduos de plástico coletados possam ser processados e reciclados para, enfim, serem integrados novamente à cadeia de valor. No início deste ano, a Henkel lançou uma série de produtos de suas unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care com embalagens incluindo até 50% do “Plástico Social”. No total, a Henkel já processou mais de 200 toneladas de “Plástico Social”. Esse marco foi reconhecido por diversos prêmios, como “Melhores Práticas” do Prêmio de Sustentabilidade e no Prêmio Beleza Sustentável da Ecovia, na categoria “Embalagem Sustentável”.