Ela tem 1,20 metros de altura, olhos brilhantes e uma voz simpática: “Josie Pepper”, a robô atendente ajuda os passageiros do Terminal 2 de Munique respondendo suas perguntas. Seja o caminho para o portão de embarque, a direção de determinado restaurante ou loja - Josie Pepper olha o passageiro nos olhos e responde prontamente.
Com a ajuda de Josie Pepper, o Aeroporto de Munique e a Lufthansa estão fazendo história. Pela primeira vez, um robô humanoide equipado com inteligência artificial está sendo testado em um aeroporto alemão. Por algumas semanas, Josie Pepper receberá os passageiros na área reservada do Terminal 2, que é operado pelo aeroporto de Munique em conjunto com a Lufthansa. Em sua primeira tarefa Josie Pepper fala inglês e espera pelos passageiros perto do embarque de ônibus. Com o teste espera-se determinar como é a aceitação de Josie Pepper por parte dos passageiros.
No “cérebro” de Josie Pepper funciona um poderoso processador. Este computador está conectado à Internet via WLAN e, portanto, tem acesso a uma nuvem na qual a informação falada é processada, interpretada e vinculada aos dados do aeroporto. O diferencial é que o robô não reproduz um texto pronto, ao invés disso ele responde a todas as perguntas individualmente através da sua capacidade de aprendizado. Pois como um cérebro “real”, este computador aprende a conectar as perguntas às informações relevantes elaborando respostas cada vez mais precisas.
Por trás de Josie Pepper está a tecnologia da IBM: Inteligência Artificial e Internet das Coisas da nuvem da IBM. O robô Pepper foi desenvolvido pela empresa francesa SoftBank Robotics. O nome “Josie”, foi dado ao robô pelos funcionários do aeroporto e da Lufthansa após a sua chegada ao aeroporto.
Foto: Divulgação Lufthansa