Com a proposta de chamar a atenção para o alto índice de vítimas de acidentes no trânsito, o movimento internacional Maio Amarelo procura fomentar o debate e as ações para as questões relacionadas à segurança no trânsito. A ideia é envolver os diversos setores da sociedade, para que se engajem no tema e busquem soluções efetivas.
A indústria automotiva também tem papel importante nesse cenário, com o compromisso de desenvolver e oferecer veículos mais seguros. “Fornecer produtos confiáveis e de alta performance que contribuem para maior segurança veicular está entre os desafios da BASF”, afirma Ariane Marques, consultora de estratégia para a Indústria Automotiva da BASF. “Desenvolvemos inovações químicas para partes essenciais dos veículos, oferecendo redução de peso, melhorando o conforto e a dirigibilidade, ao mesmo tempo permitindo uma maior liberdade de design aos engenheiros e designers das montadoras”, explica.
Por exemplo, um dos mais importantes recursos de segurança de um veículo é o sistema de freio, que atende altos padrões exigidos pelos fabricantes de automóveis e pela legislação de segurança automotiva. Com o know-how de seus químicos e engenheiros, a BASF tem estabelecido o padrão de mercado de fluidos de freio há mais de 60 anos, consolidando especificações rigorosas. A companhia foi a primeira empresa a desenvolver um fluido de freio DOT 4 de baixa viscosidade, especificamente para sistemas modernos de frenagem com sistemas de controle eletrônico, como ESP® / DSC, ABS e ASC. O fluido da BASF, Hydraulan® é resultado de inúmeros testes em veículos realizados em parceria com fabricantes de automóveis e fornecedores OEM, priorizando a segurança e o desempenho de alta performance nas mais elevadas exigências operacionais. Da mesma forma, desde 1929, o fluido de arrefecimento premium de motores Glysantin® fornece proteção tripla para motores e radiadores contra a corrosão, superaquecimento e congelamento.
Na área de manufatura, os poliuretanos da BASF aumentam a segurança e o prazer de dirigir ao tornar os interiores dos automóveis mais resistentes, duráveis, silenciosos e confortáveis. O Cellasto®, elastômero de poliuretano microcelular, utilizado nos sistemas de suspensão veiculares, atende uma das megatendências automotivas de redução dos níveis de ruídos e vibração nos veículos é também determinante para uma melhor e mais precisa dirigibilidade e com durabilidade superior a outras soluções do mercado. O material oferece maior segurança, diminuindo rolagem em curvas, suavizando impactos do solo que podem gerar desestabilização.
Os plásticos de engenharia para powertrain e chassi podem melhorar o desempenho do motor, ao mesmo tempo em que reduzem o peso dos componentes e, consequentemente, reduzem o consumo de combustível. Maior segurança, menor consumo de combustível e resistência a altas temperaturas devem ser integralmente pensados em projetos modernos afim de obter uma excelente experiência de direção, misturando esportividade com segurança.
Por fim, a questão de segurança se estende também à saúde. O ar que respiramos é mantido mais limpo por meio da remoção de poluentes e contaminantes. A BASF é a pioneira nos estudos sobre emissões de poluentes em 1974 e é a responsável pelo desenvolvimento do primeiro catalisador de três vias, uma importante inovação no setor automotivo, que reduz em mais de 90% os poluentes produzidos pelos motores a combustão de veículos. Os catalisadores da BASF já removeram mais de 20 milhões de toneladas de emissões de poluentes no Brasil. Sem eles, esses poluentes seriam lançados pelos veículos diretamente ao ar.
Foto: Divulgação BASF