Novo laboratório da Dachser busca inovação em logística

A empresa alemã Dachser uniu forças com o instituto de pesquisas Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics IML para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em logística. A Dachser está presente no Brasil desde 2009, com nove escritórios em diversas cidades, incluindo São Paulo, Campinas e Santos.

Enterprise-Lab_Fraunhofer-ILM-Front_rdax_325x183No recém-criado Dachser Enterprise Lab em Dortmund, na Alemanha, os funcionários da Dachser trabalharão em conjunto com pesquisadores do Fraunhofer IML em projetos de pesquisa e desenvolvimento em logística rodoviária, marítima e aérea. O objetivo é a criação de tecnologias inovadoras nesses setores. “A atuação com universidades e institutos de pesquisa tem sido o principal suporte da nossa estratégia corporativa. O Dachser Enterprise Lab traz competências chave para a nossa capacidade de pesquisa e desenvolvimento e nos dá acesso a uma importante rede de especialistas”, diz Bernhard Simon, CEO da Dachser. Ele ressalta que o Fraunhofer IML possui conhecimento notável, laboratórios de ponta e uma ampla gama de pesquisadores motivados e criativos. Quando combinado a longa experiência dos especialistas em logística da Dachser, acredita que isso acelerará ainda mais a capacidade de inovação da empresa.

“Criamos nossos Enterprise Labs para aplicar resultados de pesquisa em produtos ou novos modelos de negócios com mais agilidade. Ao abraçar novas formas de desenvolvimento colaborativo, que encurtem a distância entre pesquisa e aplicação, podemos alcançar um alto grau de troca com a indústria”, afirma o professor Michael Ten Hompel, diretor da Fraunhofer IML. “Isso nos coloca em uma posição em que podemos aplicar novas tecnologias, tendências ou estratégias de negócios com mais agilidade e determinar com eficiência nossas prioridades. Esta é uma enorme vantagem competitiva para uma empresa de logística globalmente conectada, como a Dachser, com suas redes complexas e estruturas de dados. Nosso novo laboratório empresarial junto com a Dachser estabelece uma referência clara na logística colaborativa e no desenvolvimento de tecnologia”, completa.