Papel da Engenharia na transformação do Brasil é pauta de evento

dia
Foto: Edição anterior do Dia da Engenharia Alemã

Não há dúvidas de que a qualidade da educação e da formação de engenheiros no Brasil está entre os gaps estruturais que limitam a produtividade e a competitividade do País em relação a outras economias. Enquanto a Coreia do Sul, por exemplo, gradua 1.789 engenheiros por milhão de habitantes, o Brasil forma 288 engenheiros, conforme divulgado recentemente pelo presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Marcos Cintra. Com isso, fica claro a necessidade de se investir em Engenharia como estratégia para a transformação do Brasil e superação da crise econômica.ensando nesse cenário, a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) colocará em pauta na 9ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, que acontecerá no próximo dia 22 de novembro com apoio da Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), a engenharia como agente transformador do País. Para isso, o evento contará com debates sobre investimentos na formação inicial e continuada de engenheiros capazes de converter conhecimento em valor.

O Presidente da VDI-Brasil e da ZF América do Sul, Wilson Bricio pontua: “é preciso investir continuamente em formação e capacitação profissional, sendo os engenheiros responsáveis por criar e aplicar tecnologias que alavanquem processos e produtos nas empresas. O contínuo desenvolvimento da engenharia brasileira é, neste sentido, a base para o estímulo da indústria nacional”.

A programação prevê quatro painéis com especialistas, representantes de empresas e ICTs, além de palestras de abertura e encerramento. O Painel 1 terá como tema a “Digitalização e Tecnologias Disruptivas”.

A fim de despertar o interesse pelas carreiras na Engenharia e refletir sobre a importância de atrair todos os entusiastas por tecnologia para uma carreira na área, será realizado o Painel a “Diversidade e Atratividade na Engenharia”. “Ao objetivarmos competir com os maiores ecossistemas de inovação do mundo, temos que investir no interesse pelas carreiras tecnocientíficas e na formação plural e multidisciplinar de nossos jovens talentos, desde o ensino básico até as universidades e o mercado de trabalho”, ressalta Bricio.

Dado o cenário de crise econômica no País, os estudantes de Engenharia também precisam ter acesso a uma formação que oriente e viabilize o empreendedorismo como opção de carreira. Ao mesmo tempo, é fundamental que os engenheiros plenos busquem a reciclagem constante, preenchendo lacunas de conhecimento na sua formação. Por isso, o Painel 3 abordará o “Empreendedorismo na Engenharia”.

Para o Painel 4, o tema escolhido foi a “Cooperação Empresa-Universidade”, já que as universidades e empresas brasileiras ainda lidam com o desafio de aumentar sua interação, transferindo conhecimentos e tecnologias para a sociedade por meio de projetos de P&D e da formação de engenheiros preparados para trabalhar em cooperação e atentos à geração de inovação e valor. “Além de aumentar os investimentos em projetos de P&D, o Brasil precisa ser capaz de aprimorar a formação de engenheiros nas universidades, tendo em vista o atendimento das demandas do setor produtivo brasileiro. Essa é uma premissa para solucionar os gaps estruturais do Brasil e para que o país se torne um ator importante nas cadeias globais de valor”, enfatiza Bricio.

Premiação e Jantar Beneficente
Os debates do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha se encerrarão com uma palestra ministrada pelo Diretor-Presidente da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), professor Dr. Jorge Almeida Guimarães. O evento contará, ainda, com a cerimônia de entrega do 3º Prêmio VDI-Brasil, na qual estarão presentes Pedro Wongtschowski, Presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII e Maurício Lopes, Presidente da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vencedores da 1ª e 2ª edição, respectivamente. Na sequência, haverá um Coquetel e Jantar Beneficente em prol da SBA Girassol (Sociedade Beneficente Alemã), entidade de São Paulo (SP) que se dedica a formação profissional.

São esperados cerca de 500 participantes, entre engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes companhias, representantes de associações e entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa e demais interessados em Engenharia. As vagas são limitadas e gratuitas para associados. Valores para estudantes e colaboradores de empresas parceiras estão disponíveis em: www.vdibrasil.com/eventos/dia-da-engenharia-2017. As inscrições poderão ser realizadas até 20 de novembro, no mesmo endereço eletrônico.

Serviço:
9ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha
Data: 22 de novembro de 2017
Local: Villa Blue Tree, em São Paulo (SP), a partir das 13h30.
Informações e inscrições aqui!

Obs: Associado Câmara Brasil-Alemanha te 10% de desconto e devem fazer a inscrição na categoria “Associado de instituição apoiadora”.

 

Foto: Divulgação VDI-Brasil