Pilz lança scanner de segurança a laser

Um novo scanner de segurança a laser PSENscan é o lançamento da multinacional alemã Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas. O PSENscan confere o monitoramento de até três zonas (e até 70 configurações comutáveis) simultaneamente e de forma independente, aumentando de modo significativo a produtividade da planta.

Pedro Medina, diretor da Pilz do Brasil, informa que até quatro scanners de segurança a laser podem ser conectados em série, de acordo com o princípio mestre-escravo, reduzindo consideravelmente o trabalho de cabeamento e instalação, entre outros benefícios técnicos do produto. “Com este novo grupo de produtos de scanners de segurança a laser flexíveis e configuráveis, a gama de aplicação da empresa se estende desde monitoramento de área estacionária, veículos guiados automáticos (AGV) até o robô colaborativo (HRC). Quando combinado com os microcontroladores configuráveis PNOZmulti ou com os controladores no sistema de automação PSS 4000, nosso cliente obtém uma solução completa e econômica”, explica o diretor da Pilz do Brasil.

O scanner de segurança a laser oferece monitoramento de área bidimensional com grande ângulo de abertura de 275°, aplicável a vários lados adjacentes de uma máquina ou AGV, podendo ser monitoradas e implementadas com menos dispositivos, se comparado a um scanner de 180°. Isso reduz despesas e aumenta a relação custo-benefício da aplicação.

Facilmente integrado nas mais variadas aplicações, graças à configuração livre de zonas de aviso e zonas de segurança, o PSENscan se adapta às condições estruturais existentes. A capacidade de se adaptar de forma simples e flexível às mais variadas condições estruturais economiza tempo e esforço durante o modo de configuração. Além disso, com um campo de proteção de 3 a 5,5 metros de zona de segurança, áreas grandes podem ser cobertas com apenas um dispositivo. A zona de aviso abrange até 20 metros e permite que uma pessoa seja avisada em tempo hábil, por um sinal sonoro, por exemplo, ou permite uma reação da máquina, como desaceleração, caso seja acionada. Isso protege a aplicação de paradas e ao mesmo tempo aumenta a segurança e a produtividade.

O scanner laser de segurança PSENscan foi projetado para proteção tipo IP65. Desta forma, toda a estrutura do dispositivo foi otimizada para que os erros desencadeados por partículas de poeira sejam detectados e evitados. O dispositivo mostra informações de status ou mensagens de erro, como um prompt de limpeza, na tela integrada. Se qualquer pessoa ou objeto estiver dentro da zona de alerta ou zona de segurança, isso será sinalizado no visor com um destaque de cor, para que possa ser facilmente identificada mesmo a longa distância. O PSENscan é configurado através da ferramenta de software PSENscan Configurator . 

Foto: Divulgação Pilz