“No começo, eu olhei ao redor e não encontrei o carro que eu sonhava. Então, decidi construí-lo eu mesmo”, disse Ferry Porsche antes de criar o carro que deu início a marca Porsche.
A Porsche nasceu com o sonho de Ferry Porsche de ter um carro esportivo que levasse seu nome, surgindo assim o 356. O primeiro protótipo foi produzido em 1948, com motor central de quatro cilindros e 35 cv. Os primeiros carros esportivos foram produzidos na Áustria e, a partir de 1950, em Stuttgart.
Mesmo com o sucesso do Porsche 356, em meados da década de 50, a empresa decidiu avançar e, então, desenvolveu aquele que seria o icônico carro da Porsche: o 911. Em uma carreira sem precedentes e que dura até hoje, o 911 – com tradição – lidera o caminho de inovação e tecnologia automotiva. Ele conta com mais de um milhão de unidades construídas e permanece como um carro histórico até hoje.
“A visão de Ferry Porsche, na época, já incorporava todos os valores que ainda definem a marca”, disse Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Tradição é um compromisso para a Porsche. Sem isso e sem nossos valores, não estaríamos onde estamos hoje. Manteremos sempre o nosso padrão de excelência técnica e a sólida experiência tecnológica adquirida ao longo destes anos. Ao lado dos colaboradores desta empresa, continuaremos trabalhando para que a Porsche continue a fascinar, mesmo daqui a 70 anos”, complementa Blume.
O automobilismo tem um papel significativo em cada década. Através de sua história, até o presente, a Porsche desenvolveu e testou novas tecnologias em carros de corrida que acabaram virando verdadeiras lendas. Este princípio também dá forma ao “futuro do carro esportivo”, com o Mission E, cuja versão de série será o primeiro Porsche movido puramente a eletricidade, aproveitando as experiências ganhas com o 919 Hybrid vencedor da corrida 24 Horas de Le Mans.
Em 2018, a empresa alemã de carros esportivos completa 70 anos da criação desse seu primeiro protótipo, ao longo deste período a Porsche tornou-se referência em exclusividade, design e esportividade.
“Assim como em outros países, a Porsche é uma das marcas mais queridas do consumidor, o que, claramente, é confirmado por seu sucesso ao redor do mundo”, disse Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.
As celebrações ao redor do mundo
As comemorações de aniversário deste ícone do segmento automotivo, iniciaram em janeiro deste ano, em Toronto, Canadá, durante o Salão do Automóvel, no qual carros clássicos se uniram aos lançamentos modernos em um encontro único. Em Stuttgart, na Alemanha, uma mostra celebrou os 70 anos do Porsche 356 Roadster “Nº 1”, em um espaço dedicado à “origem do carro esportivo”. Este modelo único torna a Porsche uma das poucas fabricantes de automóveis no mundo a possuir o primeiro veículo fabricado pela marca.
No Brasil, a marca que está cada vez mais próxima do consumidor, também trouxe uma exposição histórica, com carros clássicos, modernos e superesportivos, que aconteceu no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, a Oca, no Parque do Ibirapuera, dia 09 de junho. No evento, ícones como o Porsche 356 coupé de 1957 – modelo considerado ‘o pai’ do 911 -, além de um 914/6, de 1970, e um 911 Carrera RS, de 1973, estiveram ao lado dos modernos e superesportivos Carrera GT, 918 Spyder e 911 Turbo S Exclusive Series, entre outros.
Foto: Divulgação Porsche