RDI Bender chega aos 38 anos de mercado com soluções inovadoras

Painel elétrico
Foto: Freepik

Com o desejo de introduzir no Brasil conceitos, normas e dispositivos de supervisão para segurança elétrica, o visionário e engenheiro Theodoro Bender, ao lado do filho, Ricardo, fundou a RDI Bender em 1982, com sede em São Paulo. Especializada na representação e distribuição industrial, com foco em importar inovações tecnológicas para o país, a empresa surgiu em um período brasileiro de abertura econômica e carência por produtos e soluções elétricas inteligentes, o que impulsionou a força da empresa e abriu o caminho de conquistas nos negócios.  

No decorrer dos anos, a RDI Bender passou a atuar no setor hospitalar, no qual se destacou. O fator determinante para essa tomada de decisão foi a sólida sinergia que construiu com a marca alemã Bender Gmbh, da qual se tornou representante e distribuidora exclusiva no país. A RDI foi uma das pioneiras no conceito de segurança elétrica para ambientes críticos, desenvolvendo o Sistema IT Médico, o único capaz de prever falhas elétricas antes que possam danificar equipamentos eletromédicos ou de causar acidentes em prejuízo aos pacientes e à equipe médica.

Apesar de o assunto segurança elétrica não ter a devida importância na década de 90, o fundador Bender trabalhou com afinco na disseminação de uma nova cultura no mercado. Ele começou atuando no comitê de redação da Norma ABNT NBR 13534, que especifica as condições exigíveis às instalações elétricas de estabelecimentos assistenciais de saúde. E foi a partir de então que a comunidade da saúde passou a entender a relevância do assunto e, consequentemente, a introduzir o tema no texto normativo, pontuando a necessidade de um aterramento diferenciado para locais médicos de grupo 2, onde a vida do paciente depende de equipamentos ligados na tomada.

O primeiro hospital no Brasil que instalou o Sistema IT Médico da RDI Bender foi uma das principais instituições de saúde da América Latina, o Hospital Sírio-Libanês, em 1995. O crescimento e a importância da RDI Bender como um dos principais players do setor são justificados por sua atuação pelo país. Hoje, a empresa está presente em grandes redes hospitalares, como Hapvida, Rede D´Or e Amil.

A grande demanda forçou a RDI a investir em seu espaço físico. De um escritório comercial de menor proporção localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, a empresa, hoje, tem como endereço sua própria fábrica em Osasco. No local, desenvolve a montagem de seus próprios painéis elétricos e de peças fundamentais para o sistema que comercializa. Também são desenvolvidas soluções customizadas aos clientes, sempre primando pelo conceito de que cada projeto é único. E justamente por ter um atendimento personalizado que a empresa vem aumentando seu time de projetos e de engenharia, estruturando as equipes e investindo em aprendizado para os seus colaboradores.

Ainda que o Sistema IT Médico seja o produto carro-chefe, a RDI Bender oferece outras soluções para o setor hospitalar, como painéis elétricos de baixa tensão de todos os tipos. A empresa investe esforços para manter o país abastecido com as principais tecnologias estrangeiras, por isso tem em seu planejamento três grandes projetos em andamento. Dentre eles está a inclusão no portfólio da marca australiana OXIRA, que produz Neutralizadores de AR UV-C que auxiliam no combate a infecções hospitalares causadas por vírus, bactérias ou fungos.