Este ano, a Schaeffler comemora 60 anos de atuação no Brasil. A empresa, que conta com 86 mil colaboradores no mundo e 170 plantas distribuídas em 50 países, tem como objetivo possibilitar o avanço tecnológico da indústria automotiva e de serviços com foco na mobilidade, segurança e sustentabilidade. No Brasil, a Schaeffler está instalada em Sorocaba e atua como sede da empresa na América do Sul, produzindo localmente para abastecer todo o mercado da região e empregando cerca de 3 mil pessoas.
A empresa vem trabalhando com foco no desenvolvimento de soluções e tecnologias que proporcionam mais eficiência aos clientes dos setores automotivo e industrial. Este enfoque faz parte de uma estratégia mundial, chamada de Mobility for Tomorrow, que contempla uma série de metas com base em ações em quatro áreas estratégicas: Veículos Ecológicos, Mobilidade Urbana, Mobilidade Interurbana e Cadeia Energética.
“Estamos muito orgulhosos por alcançar esta marca de 60 anos em um mercado complexo e tão competitivo como o brasileiro. Queremos contribuir para a criação de um mundo mais sustentável, que lida com seus recursos de forma mais inteligente. Como fornecedores globais da indústria automotiva e industrial, este é o objetivo que nos norteia para moldar a mobilidade do futuro”, afirma Marcos Zavanella, Presidente e CEO da Schaeffler América do Sul.
A implementação da estratégia é apoiada em oito pilares, que orientam e estabelecem o cenário futuro ideal para a companhia:
- Queremos ser o parceiro tecnológico preferido de nossos clientes
- Nós somos um fornecedor automotivo e Industrial
- Somos uma empresa global com presença local em todo o mundo
- Produzimos componentes e sistemas
- Consideramos E-Mobilidade, Indústria 4.0 e Digitalização como oportunidades-chave para o futuro
- Nos esforçamos e fazemos o possível para fornecer a mais alta qualidade, eficiência e desempenho em nossas entregas
- Queremos ser uma empresa atrativa para nossos empregados
- Vivemos pelos valores de uma empresa familiar global
Neste mote, a Schaeffler também participa da Fórmula E da FIA, desenvolvendo o powertrain da escuderia alemã Audi Sport ABT Schaeffler, cujo piloto, o brasileiro Lucas di Grassi, levou o título da temporada 2016/2017, dirigindo o modelo equipado com as tecnologias da Schaeffler.
De olho na história da Schaeffler
Em 1958, a indústria automobilística dava os primeiros arranques em território nacional e a Rolamentos Schaeffler do Brasil se instalava em um barracão no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. No início, a própria empresa tinha de produzir os parafusos das máquinas devido a deficiências do parque fabril brasileiro. Também foi montada uma serralheria, carpintaria e oficina mecânica para fazer os móveis de escritório e consertar os carros da companhia. Era nesse cenário que a INA confeccionou os primeiros rolamentos brasileiros.
Já a LuK do Brasil Embreagens – pertencente ao Grupo LuK, controlado pela Schaeffler, operou na capital paulista de 1972 a 1975, quando as atividades foram transferidas para Sorocaba.
As duas empresas acompanharam o crescimento da indústria automobilística brasileira e se consolidaram no mercado rapidamente, com ampliação de portfólio e plantas. Desta forma, a partir do ano de 1980, aos poucos, a INA também começou a ser transferida para Sorocaba.
O Grupo se fortaleceu ainda mais com a aquisição da FAG, concretizada em 2002. A partir disso, começou o processo de integração das três marcas em uma única companhia: a Schaeffler Brasil. Hoje, a planta de Sorocaba representa a matriz do grupo em toda a América do Sul. As unidades de produção brasileiras abastecem toda a região e dão suporte aos demais escritórios, situados na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
Foto: Divulgação Schaeffler