A Siemens e a Ballard Power Systems Inc., fabricante canadense de células a combustível, planejam o desenvolvimento em conjunto de um acionamento de célula a combustível para a plataforma de trem Mireo da Siemens. Trabalhando juntas, as duas empresas pretendem desenvolver uma nova geração de células de combustível com ciclo de vida maior, densidade de potência elevada e eficiência superior. A RWTH Aachen University também participa da parceria, desenvolvendo o projeto de pesquisa. O Ministério dos Transportes e de Infraestrutura Digital da Alemanha apoiará a Siemens e a RWTH Aachen com financiamento de projetos de cerca de €12 milhões como parte do “Programa Nacional de Inovação Tecnológica de Célula a Combustível e Hidrogênio” do Ministério. O programa será coordenado pela National Organization for Hydrogen and Fuel Cell Technology (NOW GmbH).
“Estamos vendo um aumento rápido na demanda por tecnologia de célula a combustível sem emissão de CO2. Isso se aplica a todos os setores do transporte de passageiros e carga, por exemplo, trens, bondes, ônibus ou caminhões”, diz Randy MacEwen, Presidente e CEO da Ballard Power Systems.
“O nosso trabalho com a Ballard é um passo decisivo na substituição do transporte ferroviário a diesel por um sistema sem emissão, fornecendo mobilidade sustentável e sem impacto ao meio ambiente no longo prazo. Queremos oferecer aos nossos clientes soluções de trens flexíveis, que variam de acordo com as condições regionais e as possibilidades técnicas, para diferentes tipos de rotas ferroviárias locais”, diz Sabrina Soussan, CEO da divisão Siemens Mobility.
O objetivo desta cooperação no longo prazo é desenvolver um sistema de tração modular e escalável com células a combustível que serão integradas à plataforma de trem Mireo. Com esse sistema, a plataforma Mireo pode operar com flexibilidade e de várias maneiras, com energia elétrica gerada por bateria ou em rotas sem linhas aéreas, com a ajuda de trens movidos a hidrogênio. A tecnologia da célula a combustível deve estar pronta para ser usada até 2021, e na sequência será integrada a outras plataformas de veículos.
A nova plataforma Mireo da Siemens de trem regional e municipal foi especialmente desenvolvida para operações sustentáveis e flexíveis e, portanto, deve ser testada para uso em um sistema de acionamento alternativo. Com construção leve, componentes de eficiência energética e gerenciamento inteligente de sistemas elétricos, a plataforma Mireo usa até 25% menos energia que os trens de capacidades de passageiros semelhantes.