thyssenkrupp inaugura centro global de P&D para o setor oleoquímico

map_ta_phut_pilot_plant_thyssenkrupp (2) (002)A thyssenkrupp inaugurou em Map Ta Phut, na Tailândia, um novo centro de pesquisa e tecnologia para o setor oleoquímico. O local servirá como celeiro global de inovação e oferecerá soluções de engenharia de classe mundial para os clientes do grupo industrial alemão, dentre eles empresas brasileiras. Com investimento superior a 18 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões), Map Ta Phut abrigará todo o portfólio de serviços para desenvolvimento de processos oleoquímicos – como pesquisa e scale-up de novas rotas produtivas, engenharia e metodologia de implementação de projetos em escala comercial.

A instalação do novo centro de tecnologia permitirá à thyssenkrupp abrigar em um único local toda a cadeia de valor relacionada à indústria oleoquímica, desde tecnologia de processos de última geração aliada a capacidades de execução de projetos no formato EPC (Engineering, Procurement and Construction) até o desenvolvimento de laboratórios e instalação de plantas-piloto capazes de assegurar desempenho de processos e o desenvolvimento de novos produtos.

“Nossas tecnologias oferecem aos clientes a flexibilidade para produzir uma ampla variedade de especialidades químicas com o mesmo equipamento e com tempos de ciclo aprimorados. A partir da Tailândia e utilizando uma abordagem modular ‘tipo Lego’, podemos oferecer soluções altamente competitivas para a maioria dos clientes globais”, diz Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul. “Para os nossos clientes, isso significa mais segurança, prazos de entrega previsíveis e custo de capital e operação reduzido, permitindo que eles ingressem em seus respectivos mercados mais cedo”, complementa.

map_ta_phut_pilot_plant_thyssenkruppComo exemplo recente, a thyssenkrupp projetou e construiu uma unidade completa de etoxilação para a Oxiteno, multinacional de origem brasileira. “A unidade foi totalmente projetada e montada na Tailândia em conceito modular. Após inspeção final, os módulos foram enviados via transporte marítimo para o local de operação, nos Estados Unidos”, destaca Luiz Antonio Mello, gerente de desenvolvimento de negócios da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil. O reator foi construído usando a tecnologia Jet Reactor da thyssenkrupp, que oferece desempenho e controle de processo superior e tempos de ciclo de reação mais rápidos, quando comparados a tecnologias convencionais.

Os produtos olequímicos são essenciais para o desenvolvimento de cosméticos, alimentos, suplementos de saúde e produtos farmacêuticos, bem como para aplicações nas indústrias de petróleo, metais e agroquímicos. Um dos principais motores que impulsionam o crescimento dessa indústria globalmente é o forte crescimento populacional, em especial na Ásia, e o foco crescente em soluções ecologicamente corretas nos países em desenvolvimento. Em todo o mundo, este mercado deverá crescer 6% em uma base anual (relatório Market & Market, 2014).

Foto: Divulgação thyssenkrupp