A TÜV Rheinland ampliou sua liderança em sustentabilidade com o reconhecimento do seu Selo Green Product pelo Green Building Council (USGBC), dos Estados Unidos. Com esta distinção, o selo passa a considerar os requisitos de baixas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) em produtos e materiais, colaborando para que seus clientes busquem a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).
O anúncio é o último de uma série recente de sucessivos reconhecimentos do Selo Green Product da TÜV Rheinland. Eles incluem a avaliação da congênere Global Ecolabelling Network, uma recomendação por parte da U.S. Environmental Protection Agency (EPA) para uso em projetos de aquisições federais, a adoção do selo pela International Trade Center’s Standards Map, bem como seu uso na iniciativa de compras sustentáveis do United Nations Environment Programme.
“A LEED é a certificação mais popular do mundo para edifícios verdes, e tem sido amplamente adotada pelos incorporadores imobiliários e proprietários de edifícios para documentar o seu compromisso com a sustentabilidade. Com o reconhecimento USGBC, todos os clientes que possuem o Selo TÜV Rheinland Green Product receberão, automaticamente, três pontos de crédito no sistema de classificação LEED, dentro da categoria de materiais com baixas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis, simplificando e acelerando o processo de certificação LEED, sem comprometer o desempenho de sustentabilidade”, afirma Holger Kunz, Vice-Presidente Executivo da Área de Produtos da TÜV Rheinland.
O Selo Green Product é um sistema de rotulagem ambiental voluntária com base em indicadores resultantes de considerações sobre o ciclo de vida dos produtos. Projetado para comunicar informações precisas e verificáveis sobre os aspectos ambientais dos produtos, o certificado Green Product oferece aos consumidores e compradores uma orientação clara para ajudá-los a escolher produtos com menor impacto ambiental.
A TÜV Rheinland continua a ultrapassar as fronteiras da sustentabilidade e a construir reconhecimento mundial por sua rede global de parceiros do Selo Green Product. De acordo com Kunz, a organização está continuamente buscando afiliações com organizações nacionais, regionais e internacionais que defendam compras sustentáveis e que promovam a adoção do Selo Green Product.
Outros passos que a empresa vem tomando incluem a organização de guias de fácil compreensão sobre rótulos ecológicos da TÜV Rheinland, destinados a educar os compradores e fabricantes.
Foto: Flickr/stefan-boeri