Como parte de sua estratégia global relacionada ao mercado Wireless para 2020, a TÜV Rheinland planeja investir mais de € 40 milhões na área de ensaios de redes sem fio nos próximos três anos. Estes recursos serão utilizados com o objetivo desenvolver as instalações de testes para tecnologias futuras, como o eCall e o NB-IoT, e para aumentar as capacidades laboratoriais como um todo.
Os especialistas da TÜV Rheinland já operam laboratórios para tecnologia de comunicação sem fio e produtos IoT na Europa e nos EUA, bem como no Japão, China, Coréia do Sul, Taiwan e Índia. Com este programa de investimento, a TÜV Rheinland reforça a sua posição como provedora no crescente mercado global de IoT, continuando sua trajetória bem sucedida nesta área.
“Já alcançamos vários marcos na nossa estratégia Wireless, em 2017, com a aquisição do laboratório em Lund, na Suécia, e a abertura do nosso novo laboratório no Vale do Silício, que é considerado o centro de excelência em rede sem fio / IOT da TÜV Rheinland, e agora é responsável pelos testes Wireless na América do Norte, entre outras regiões. O mesmo se aplica à integração da 4ffCom, com a qual conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções próprias de teste totalmente automatizadas (ambiente de teste abrangente, CTE) desde o ano passado. Trata-se de um complemento excelente para os serviços que oferecemos. Nosso próximo objetivo é nos tornarmos um provedor global de serviços one-stop-shop para tecnologias de comunicação sem fio”, explica Stefan Kischka, Vice-Presidente de Wireless / IoT da TÜV Rheinland.
Atualmente, a rede de laboratórios da empresa na Europa está sendo reforçada com mais investimentos em Colônia, Nuremberg, Leek, Milão e Lund, para fazer da TÜV Rheinland um parceiro ainda mais forte no ecossistema IoT na Europa.
Ampla gama de tecnologias de comunicação sem fio para diversas indústrias
Hoje, a TÜV Rheinland é um dos principais provedores de serviços de testes e pioneiro em todo o campo das tecnologias de comunicação sem fio. Por exemplo, a empresa instalou o primeiro laboratório WiFi do mundo. Os especialistas da TÜV Rheinland também estiveram envolvidos na tecnologia Bluetooth desde o início.
Além disso, a TÜV Rheinland também é líder mundial no que se refere ao acesso de rede sem fio de curto alcance, ou seja, Wi-Fi, Bluetooth ou ZigBee para aplicativos domésticos inteligentes, onde verifica se os dispositivos estão em conformidade com os protocolos de comunicação sem fio.
Prestador de serviços one-stop-shop para tecnologias de comunicação sem fio
A empresa também é membro de vários comitês dedicados a várias tecnologias sem fio, usando seus conhecimentos para fornecer suporte com o processo de padronização e no desenvolvimento conjunto de tecnologias, bem como contribuindo para os testes e certificações de produtos antes de serem lançados no mercado.
Estes comitês incluem a 5G Automotive Association, a LoRaWAN Alliance, Zigbee Alliance, Global Certification Forum (GCF / PTCRB), CTIA, Wi-Fi Alliance, SIGFOX Alliance, Wi-SUN Alliance, Bluetooth SIG Alliance, Thread Group, openADR, Echonet Lite e outros. Desta forma, a TÜV Rheinland está sempre perto de fabricantes e usuários em todo o mundo e pode oferecer sua competência no campo dos padrões de comunicação sem fio.
“Para nós, a comunicação direta com nossos clientes e parceiros também é importante. Os principais eventos da indústria fornecem a oportunidade perfeita para isso, como o Mobile World Congress, em Barcelona, o embedded world 2018, em Nuremberg, e o Light + Building, em Frankfurt, nas próximas semanas. Estaremos presentes em todos os três eventos, oferecendo palestras de especialistas e interação pessoal direta”, continua o VP de Wireless / IoT da TÜV Rheinland.
Para se tornar o fornecedor global de serviços one-stop-shop para tecnologias de comunicação sem fio, a TÜV Rheinland planeja expandir sua equipe “Wireless / IoT” em cerca de 220 funcionários até 2020.
TÜV Rheinland acabou de lançar uma página na internet totalmente dedicada ao mercado de Wireless, que pode ser acessada através deste link www.tuv.com/wireless.
Foto: Divulgação TÜV Rheinland