A Voith Paper concluiu, em outubro, o start up da nova máquina tissue XcelLine VTM3, fornecida para a Little Rapids Corporation, produtora norte-americana de papel especiais e tissue. A nova máquina substituiu a antiga PM3, instalada na fábrica em Shawano, no Estado de Wisconsin (EUA).
A nova VTM3 entrou em operação seis dias antes do prazo previsto em contrato, totalizando uma parada de máquina de apenas 30 dias de papel a papel, ou seja, considerando a desmontagem do equipamento existente, a montagem da nova máquina e seu start up. Além disso, o segundo jumbo de papel tissue já foi produzido com qualidade comercializável e a máquina atingiu a máxima velocidade de operação logo na primeira semana de operação.
Todas as tecnologias e componentes da nova VTM3 são perfeitamente coordenados e integrados entre si. O escopo de fornecimento da Voith, além de englobar a nova máquina de papel tissue XcelLine e seus auxiliares, com exceção do cilindro Yankee, que foi reaproveitado da antiga máquina, incluiu também o sistema de preparação de massa e Approach Flow; caixa de vapor; capota a gás e sistema de eliminação de neblina e de redução de pó. O pedido também contemplou o pacote de automação da Voith, com os sistemas DCS e MCS e serviços de campo.
Os grandes benefícios deste projeto são a melhora da qualidade do papel produzido e o aumento da capacidade de produção da planta, uma vez que a nova máquina passa a operar a uma velocidade de 1.800 m/min.
Todos esses registros comprovam o sucesso do projeto e a grande sinergia entre as equipes da Voith, da Little Rapids Corporation e das empresas contratadas. “Estamos muito orgulhosos do trabalho em equipe realizado por todas as partes envolvidas durante a reforma, que foi executada com segurança e dentro de um prazo muito apertado. Também ficamos muito entusiasmados com o desempenho que estamos vendo nesta fase inicial da rampa de start up da máquina, além de otimistas de que este investimento trará capacidades adicionais e melhorias de qualidade, que nossos clientes valorizam.” declara Sr. Ron Thiry, vice-presidente e gerente geral da Little Rapids Corporation.
Foto: Divulgação Voith Paper