A ZF Friedrichshafen AG e a empresa de tecnologia Baidu apresentarão durante o CES 2018, em Las Vegas, um novo sistema que permite que um veículo estacione de maneira autônoma e sem motorista. Este é o primeiro produto que surge como resultado da cooperação estratégica entre as duas empresas, baseado no ZF ProAI, um supercomputador que possui a capacidade de operar com Inteligência Artificial, desenvolvido pela ZF e a NVIDIA. Os veículos elétricos da empresa de carros para compartilhamento Pand Auto já estão demonstrando a nova funcionalidade através de uma série de test-drives.
No quarto trimestre de 2017, a ZF e a Baidu firmaram uma parceria estratégica para avançar com a tecnologia de condução autônoma no mercado chinês. Apenas quatro meses depois do acordo, a primeira aplicação foi desenvolvida usando o ZF ProAI para a condução autônoma. O sistema suporta um recurso que pode levar um veículo para uma vaga de estacionamento e sair dela sem a ação de um motorista. Isso pode ser feito através de um aplicativo de smartphone. A caixa de controle com Inteligência Artificial da ZF pensa pelo condutor e é capaz processar os dados dos sensores de ambiente do veículo e da comunicação “car-x”. Desse modo, a função pode enviar os sinais relevantes para os atuadores, que são os sistemas de direção e frenagem. As funções de estacionamento estão sendo lançadas em uma frota de testes da Pand Auto.
“O supercomputador da ZF é ideal para as nossas aplicações de condução autônoma, pois ele é capaz de processar um grande volume de informações em tempo real, como por exemplo mapas digitais de alta definição. Junto a isso, ele combina a Inteligência Artificial com a capacidade de Deep Learning (Aprendizagem Profunda) para atender todos os padrões automotivos necessários”, diz Zhenyu Li, Gerente Geral de Direção Inteligente do Grupo Baidu.
O novo sistema de estacionamento está direcionado para os fabricantes de veículos e também para os provedores de serviços de mobilidade. Primeiramente, o sistema foca em reduzir significativamente os custos operacionais para as empresas de carros compartilhados, ao mesmo tempo em que melhora os processos e a conveniência para os clientes e motoristas.
Foto: Divulgação ZF