Inter-conecta: Matchmaking para mulheres do setor de hidrogênio verde é sucesso na Intersolar South America

No dia 30 de agosto, os projetos H2Brasil e a Parceria Energética Brasil-Alemanha, ambos implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) realizaram, com apoio da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) e a participação da Parceria Energética, o Inter-conecta, um matchmaking com o objetivo de promover a atuação das mulheres do setor de hidrogênio verde (H2V) e conectá-las com o público-alvo da maior feira do setor de energia solar da América Latina, a Intersolar South America.

O evento aconteceu durante a feira no Expo Center Norte em São Paulo e reuniu 95 participantes proporcionando mais de 300 conexões.

Durante o matchmaking, quinze mulheres especialistas de diversos âmbitos do hidrogênio verde estiveram presentes e foram as chamadas “âncoras” do evento. A dinâmica proposta permitiu que cada uma pudesse receber participantes em sua mesa e trocar informações e conhecimento.

Agnes Maria de Aragão da Costa, Diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi a keynote speaker do evento. Em seu discurso, a diretora reforçou a importância do desenvolvimento das energias renováveis e da presença de pessoas do gênero feminino dentro do setor “Esse recorte de gênero promovido pelo evento é de extrema importância para saber quem são e onde estão as mulheres que trabalham na área. É muito solitário estar em uma sala de reunião cercada por homens, por isso precisamos mostrar que nós, mulheres, também participamos desse setor.”

A atuação de mulheres no setor de hidrogênio já é significativa, porém pouco difundida. Desta forma, a decisão de realizar o Inter-conecta durante a Intersolar South America não é por acaso: “A feira já tem 10 anos e é muito claro o tanto que as energias renováveis mudaram. É animador pensar o quanto o setor ainda irá mudar em 10 ou 20 anos e como a nossa contribuição de conectar as mulheres líderes no setor de Hidrogênio Verde terá impacto daqui para frente.” afirmou Natália Chaves, Coordenadora de Transição Energética e Sustentabilidade da AHK Rio.

As mulheres âncora representaram temas distintos no universo de H2V, confira a listagem abaixo:
• Silla Motta – CEO da Donna Lamparina
• Aline Kirsten Vidal – Engenheira eletricista e pesquisadora do Laboratório Fotovoltaico da Universidade Federal de Santa Catarina
• Marília Rabassa – Diretora Geral da CELA Clean Energy Latin America
• Icoana Lais Martins – Fundadora H2Todos
• Maria Stella Andreão – Engenheira da Área de Planejamento no Departamento de Desenvolvimento de Cadeias Industriais – Credenciamento Finame
• Isabela Santos de Albuquerque Nunes Koletzke – International Hydrogen Ramp-Up Programme (H2UPPP)
• Desire Pajola – Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Hidrogênio e Amônia Verdes (ABHAV)
• Marina Reis Piva – Desenvolvimento de negócios de hidrogênio verde e biometano no Grupo Gera
• Glaucia Vieira – Fundadora da Startup GreenEnergy Soluções Sustentáveis
• Suani Teixeira Coelho – Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente
• Leidiane Mariani – Sócia-Fundadora da Amplum Biogás
• Ceres Cavalcanti – Coordenadora de projetos da NIRAS
• Liza Rocha – Fundadora e CEO da Oca Energia
• Loana Lima – Diretora Adjunta e Gerente de Entrada no Mercado e Desenvolvimento de Negócios da AHK Rio
• Maria Miller – Analista de Inovação Aberta da AHK São Paulo

Silla Motta, CEO da Donna Lamparina, compartilhou sua experiência como âncora do evento “Durante as conversas identificamos várias sinergias e já juntamos as pessoas para fazerem contato fora daqui. Foi muito bom ter um espaço onde especialistas que dominam diversos assuntos em Hidrogênio Verde estavam disponíveis para compartilhar conhecimento e tirar dúvidas.”

O evento aconteceu no âmbito do projeto H2Brasil que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ Brasil e pelo Ministério de Minas e Energia e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

O H2Brasil apoia o portal https://www.h2verdebrasil.com.br/ realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, formada pela nossa Câmara e da Câmara Brasil-Alemanha de Rio de Janeiro.