Publicidade

Notícias da Baviera Destaque Inovação Tecnologia
13 de julho de 2022

Estado da Baviera investe 250 milhões de euros em supercomputador

Por Julia Batagliotti

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação BR24

O Estado Livre da Baviera e o governo federal alemão investiram 250 milhões de euros para o supercomputador Exascale, que trabalhará com o maior nível de desempenho disponível atualmente. A tecnologia será instalada até o final de 2024, no centro de computação Leibnitz-Rechenzentrum (LRZ), localizado na cidade de Garching.

Segundo o Ministro da Ciência, Markus Blume, o supercomputador é a maior potência computacional alcançável atualmente e compreende um trilhão de operações computacionais por segundo, o que terá um papel pioneiro no contexto internacional tanto para a Baviera quanto a Alemanha. “Os desafios que o mundo está enfrentando só podem ser superados a partir da análise de grandes quantidades de dados. Nossa agenda de alta tecnologia Bavaria, que vale bilhões, atua como um catalisador para a supercomputação e a computação quântica – e, portanto, para uma infraestrutura de pesquisa que avança em todos os campos”, diz.

Assim como Blume, o Presidente do Conselho de Administração do LRZ, Dieter Kranzlmüller, afirma que o processamento de grandes quantidades de dados é muito importante para a ciência e a tecnologia hoje em dia, o que torna o uso dos supercomputadores necessário para pesquisa de buracos negros ou para o desenvolvimento de medicina personalizada.

Kranzmüller diz ainda que estes supercomputadores não podem ser comparados a computadores convencionais e que ainda são dispositivos com tamanhos de salas. “No caso do Exascale, estamos falando de uma sala de mil metros quadrados, onde o computador ocupará entre um terço e metade do espaço inteiro”, explica.

O supercomputador está sendo adquirido pela primeira vez na Alemanha como parte de uma parceria de inovação. O financiamento é fornecido proporcionalmente pela Baviera e pelo governo federal alemão. A estruturação do sistema está sendo desenvolvida em conjunto com empresas de tecnologia. O primeiro passo desse projeto será a construção de protótipos até 2023 e a projeção do computador com base nos resultados desse experimento.

Compartilhe:

Artigos relacionados