
Na última quinta-feira (13), membros da diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e seus associados se reuniram em Diadema, município do ABCD paulista, para conhecer a Weidmüller, empresa especializada em soluções de conectividade industrial. O encontro retoma a série Eventos no Interior, em parceria com a VDI Brasil.
A reunião abordou assuntos que envolvem tendências globais da mobilidade elétrica, como infraestrutura de carregamento, digitalização, impactos na rede e oportunidades para indústria.
O discurso de boas-vindas contou com a participação de Lucila Junqueira Machado, Diretora de Assuntos Associativos da AHK São Paulo, quando ela comemorou a retomada do Eventos no Interior. “Estamos mais que felizes retomando esses encontros especiais. Agradecemos a todos presentes que, juntos, reforçam a nossa missão de promover o networking e o desenvolvimento da indústria no interior de São Paulo”, explicou.
Deodato Taborda Vicente, Managing Director Brazil da Weidmüller Conexel, também reforçou a importância desse encontro no mesmo período em que a companhia alemã completa cinco décadas de presença no mercado nacional. “São 50 anos no Brasil e 175 anos de história de desenvolvimento de soluções tecnológicas para setores industriais ao redor do mundo. É um momento relevante, uma trajetória marcada pelo espírito pioneiro e contribuição significativa para a conectividade industrial”, relatou.
Em seguida, Stephanie Viehmann, Diretora-Executiva de Relações Institucionais e Associativas da AHK São Paulo, contextualizou o papel da Câmara nas relações bilaterais entre Brasil e Alemanha e, dando continuidade às atividades anuais, convidou os presentes para o próximo evento de fim de ano, focado em celebrar as conquistas e os projetos dos associados. “Nós, da AHK São Paulo, estamos muito felizes em participar desse importante evento de retomada. E para manter o ritmo, convidamos a todos para o nosso próximo grande encontro de fim de ano, o AHK Celebra – Noite da Indústria Alemã. Será uma noite especial dedicada ao networking na qual também anunciaremos as empresas vencedoras da 2ª edição do Prêmio da Indústria Alemã”, completou.
Finalizando o discurso de boas-vindas, João Vitor Stedile, Diretor Executivo da VDI Brasil, apresentou o trabalho da associação e pontuou a importância do evento. “Estou muito orgulhoso daqui. Retomamos essa iniciativa que estava parada há alguns anos, e faz total diferença para conhecermos melhor outras empresas e fazermos networking”.
Abrindo as apresentações, André Pisaneschi, Diretor Comercial na Weidmüller Conexel, fez uma breve introdução sobre a empresa alemã, e em seguida, Allan Trava, Supervisor de Mercado-Energia da Weidmüller, trouxe um overview do mercado brasileiro, abordando quais são as oportunidades por trás do universo do carro elétrico. “O Brasil é muito favorecido em diversos pontos, temos muitas oportunidades de geração de energia limpa, mas tem muita coisa a ser feita ainda”, afirmou, sobre os impasses da eletrificação da frota.
Trava destacou, ainda, que a ascensão da eletromobilidade foi inicialmente impulsionada por incentivos do investimento privado, tanto interno quanto externo.
“No mundo, temos mais de 17 milhões de veículos elétricos. De 2024 para cá, houve um boom dessa indústria no Brasil,” afirmou o executivo. Ele citou que, no ano passado, o País registrou um crescimento de 175 mil carros elétricos emplacados.
Em linha com as discussões globais, como a COP30, realizada em Belém do Pará, Trava destacou a descarbonização como um tema central e urgente na indústria automotiva. O Supervisor reiterou a necessidade de uma transição, posicionando a eletromobilidade como a aposta mais promissora da indústria automobilística. “Os veículos são responsáveis por grande parte das fontes de emissão de gás carbônico. Temos uma necessidade de mudar essa realidade, e um bom caminho para isso é eletrificação da frota. Temos muitas oportunidades para isso acontecer”, afirmou.
Trava também pontuou que mesmo com o Brasil ainda enfrentando barreiras de infraestrutura de carregamento e distribuição para sair na frente da corrida de eletromobilidade, há potencial e interesse da indústria em driblar este desafio, aliando a tecnologia com a descarbonização do setor. “A energia do Brasil já está em 90% em matriz renovável. No sentido da descarbonização, estamos muito alinhados com esse mercado”, disse.
Após as apresentações, foi realizada uma visita às instalações da fábrica da Weidmüller, em que todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de produção da empresa alemã.
O próximo Eventos no Interior será realizado em 02 de dezembro na Pilz, empresa especializada em fornecer componentes, sistemas e serviços relacionados à automação. Para mais informações, acesse o link.
Foto: Divulgação/Weidmüller
