Centro de Treinamento da Krones Brasil completa dois anos

krones treinamentoO Centro de Treinamento da Krones do Brasil completou, recentemente, dois anos de sua inauguração, com uma intensa programação de cursos e visitas. O espaço é voltado a programas internos de capacitação de técnicos que trabalham na área de Service da Krones e à promoção de treinamentos destinados aos clientes da empresa.

A estrutura no Brasil permitiu à Krones ampliar a oferta de ações locais. Em relação aos técnicos de Service, em 2015, foram realizados 16 treinamentos, que corresponderam a 175 dias de atividades e 75 participantes treinados; em 2016, este número cresceu 62% (26), que correspondeu a 306 dias de atividades e 93 participantes treinados.

Em 2017, entre janeiro e março, já houve 10 treinamentos, que corresponderam a 84 dias de atividades e 51 participantes treinados. “Além disso, já temos 12 treinamentos planejados para este ano, o que vai equivaler a 199 dias de atividades e a estimativa de 60 participantes”, conta Marcelo Renzo, coordenador do Service Training Center da Krones do Brasil.

Em relação aos cursos para clientes, em 2015 foram dois realizados. No ano seguinte, este número saltou para 25. Entre janeiro e março de 2017, já foram promovidos dois cursos. A Krones do Brasil tem 48 treinamentos em seu calendário anual de atividades; outros 3 estão sendo negociados para ampliar esta oferta.

“Estamos inovando também com o programa de Assessment, que é uma ferramenta que auxilia a identificar os gaps de conhecimento dos participantes e age como feedback ou consultoria para o pessoal de RH dos clientes para a tomada de decisão de investimentos em pessoas”, destaca Ederson de Campos, responsável da Krones do Brasil pelos treinamentos a clientes. O CT brasileiro também recebe visita de clientes às suas instalações. Em 2016, houve 130 visitas; no primeiro trimestre de 2017, já foram 45.

Instrutores do Brasil certificados pela Alemanha
Em 2014, a filial brasileira da Krones contava com 4 trainers certificados pela Krones AG, a matriz da empresa na Alemanha. Atualmente, já são 7 instrutores, certificados nas tecnologias de Inspeção, Automação, Processo, Plástico, Rotulagem e Embalagem e Paletização. Até dezembro de 2017, pretende-se certificar 2 novos trainers para as tecnologias de Enchimento e Transporte, fechando o ano com 9 profissionais na equipe do Brasil.

“As metas traçadas desde a inauguração de nosso Centro de Treinamento estão sendo concretizadas ao longo desses últimos dois anos com êxito. Os nossos instrutores já realizam treinamentos de formação em outras filiais e na matriz, o que demonstra a sinergia do Grupo Krones na preparação e qualificação do seu corpo técnico”, ressalta Sandro Cubo, gerente de Field Service na Krones do Brasil.

Estrutura moderna
Em uma área de quase 2.000 metros quadrados, o Centro de Treinamento da Krones do Brasil possui uma linha produtiva de circuito fechado, além de duas grandes salas de treinamento (uma para cursos da área de automação, transportadores, inspeção e rotulagem, e outra voltada à tecnologia de enchimento e processo, incluindo os produtos Evoguard), uma terceira sala com quatro estações de sopro (para explorar a parte mecânica de uma sopradora) e uma quarta destinada a grupos menores e temas variados. Há também salas de reunião, auditório para 80 pessoas e área social de convivência.

Esta estrutura recebeu, em janeiro deste ano, uma importante atualização, com a instalação de um novo Checkmat com a tecnologia DART 4.0 – o primeiro CT fora da Alemanha a receber a versão mais avançada do inspetor. “A atualização de nosso Centro mostra a preocupação da Krones em oferecer cursos de capacitação alinhados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia em máquinas e equipamentos”, explica Marcelo Renzo.

Desde a sua inauguração, em março de 2015, o moderno espaço na Krones do Brasil é também palco dos Programas de Trainees – atualmente, a quarta turma de jovens consultores técnicos está em atividade – e de eventos, como o Service Trainers Workshop, realizado em novembro de 2015, o IOS South America Service Meeting, em 2016, e o IOS Latin America Service Meeting, em 2017.

 

Foto: Divulgação Krones