Falar em alemão e discutir consciência ambiental com crianças de escolas municipais do ensino fundamental e infantil é uma prática pioneira que vem sendo realizada por professores e estudantes de graduação do curso de Alemão da Universidade Federal do Pará.
Implantado em agosto de 2008, o projeto surgiu de uma experiência pedagógica do ensino do alemão na escola fundamental coordenada pela profa. Helga André, em que eram atendidas 40 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Paulo Freire, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, com o apoio da Secretaria da Educação na época.
O projeto “Aprendendo Alemão na Amazônia”, de caráter extensionista, tem como objetivo primeiro sensibilizar crianças que estão em situação de risco social a conhecer outra língua, ter acesso a outra cultura e, desta forma, imergir um pouco mais na própria língua e cultura. As aulas trazem práticas educativas com aspectos interculturais, ligando a Amazônia à Alemanha ou vice-versa, com temas relacionados aos mitos, às tradições e aos costumes de ambas as culturas, bem como valores e práticas referentes à cidadania e à preservação do meio ambiente, entre outras coisas.
O projeto faz parceria há três anos com a Escola Pia Nossa Senhora das Graças, entidade filantrópica que assiste a 330 crianças, dentre elas, 48 meninas em situação de vulnerabilidade social. Das 26 meninas de 6 a 12 anos atendidas pelo projeto, 16 (6 a 9 anos) estão na 1ª e 2ª séries e 10 (10 a 12 anos) estão na 3ª e 4ª séries.
“O projeto acaba por conscientizar o discente do seu papel de (trans)formador de uma sociedade, contribuindo para que aqueles que, de alguma forma, estão alijados do acesso ao conhecimento e a outras culturas possam participar desse processo,” afirma Rosanne Castelo Branco, coordenadora do projeto.
Devido aos esforços desses professores e alunos, o projeto tem intensificado o acesso de discentes-monitores a bolsas de intercâmbio para fazer cursos e visitas a outras práticas sociais na Alemanha.