Colégio Visconde de Porto Seguro completa 140 anos

No dia 22 de setembro, o Colégio Visconde de Porto Seguro completa 140 anos de história. Para celebrar a data tão importante, durante toda a semana, acontecerão diversas atividades nos três Câmpus do Colégio: Valinhos, Panamby e Morumbi para alunos e convidados. Entre as ações, os destaques são para a Semana da Língua Portuguesa, a Mostra Porto 2018 e o Porto Rock, apresentação de shows de bandas formadas por alunos. Inclusive, a Mostra Porto deste ano será a apresentação de projetos dos alunos do Fundamental II com exposição dos 140 anos de memórias do Colégio que trazem História, Arte, Ciências, Cultura e Tecnologia envolvendo 600 estudantes.

Durante os dias 17 a 21, a Semana da Língua Portuguesa trará ampla programação de atividades internas para os alunos dos três câmpus de todos os níveis de educação escolar (Portinho, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio). Entre elas, a produção de um livro, concurso de redação, literatura de cordel, muita poesia, cine-debate, apresentação de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, tertúlias literárias (encontro de pessoas para dialogar sobre um livro de literatura clássica universal) e palestras com profissionais do jornalismo e da área editorial, entre outras atividades que ocorrerão nas salas de aulas, auditórios e espaços do Colégio

Além disso, no dia 22, haverá a abertura do “Baú de memórias dos 140 anos”. Ou seja, a troca de cartas e de memórias depositadas por alunos na celebração dos 130 anos serão lidas na ocasião para alunos e ex-alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com recados deixados há dez anos no Campus Morumbi. Já em Valinhos, acontecerá o 1º Encontro Autos Antigos, iniciativa que marca mais uma etapa das comemorações do aniversário de 140 anos do Colégio e os 35 anos da inauguração do Campus. Durante o dia, também será realizada a Mostra Porto 2018, tradicional apresentação de projetos dos alunos do Fundamental II, com exposição de memórias do Colégio, e o Porto Rock, shows de bandas formadas por alunos.

Segundo Silmara Rascalha Casadei, Diretora Geral Pedagógica Educacional do Colégio Visconde Porto Seguro, o programa inclui ações relacionadas à língua portuguesa, aborda temas como a origem da língua, propagação mundial, alcance, engajamento, união , diferenças e similaridades entre povos.

“O Porto Seguro oferece ensino de excelência e desenvolve diferentes competências e talentos. Por isso, dentro de 140 anos de história, promovemos atividades para nossos alunos viverem experências que ampliem conhecimento, possibilitando conhecer o mundo e o ambiente que estão inseridos”, afirma Silmara. “Como a Língua Portuguesa tem uma riqueza cultural grandiosa, essa semana é uma grande oportunidade para nossos alunos refletirem sobre um instrumento tão essencial para a educação e cultura no país, além de celebrar os 140 anos da Fundação do Colégio”.

Divulgação:  CC Pixabay Hans