Comitê da Volkswagen beneficia mais de 94 mil

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen beneficiou diretamente 94.359 pessoas com o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, realizado em parceria com a ONG terre des hommes – Alemanha e apoio da Volkswagen. Estima-se que indiretamente, tenha beneficiado mais de 490 mil pessoas.

O programa lançou 12 projetos sociais inéditos, em janeiro de 2013, no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – SP; e São José dos Pinhais – PR), que utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e cultura de paz; os projetos e outras diversas ações foram promovidos até o fim de 2014. O evento de conclusão do programa foi realizado no último dia 30 de junho, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Entre as ações do programa estiveram a promoção de cursos, workshops, seminários e uma conferência para capacitação de ONGs e educadores, com apoio da Fundação Volkswagen – que coordena investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecendo projetos Educacionais e de Desenvolvimento Social – e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas para promover cidadania e paz. A partir de agora, essas entidades e profissionais poderão multiplicar os conhecimentos, dando continuidade às ações em prol da sociedade.

O programa também lançou o “Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, disponível gratuitamente na internet (veja aqui) como importante ferramenta de formação de educadores.

“Acreditamos que o ‘brincar’, as atividades culturais e esportivas são ferramentas poderosas para a construção de uma cultura de paz e não violenta. Ao divertir-se, crianças e adolescentes se realizam, descobrem o mundo e seus direitos na sociedade. Brincar cria relações, supera distanciamentos, trabalha valores como respeito e companheirismo. As histórias de vida dos participantes do ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ revelam o grande potencial transformador do programa. Esse resultado positivo desafia toda sociedade a continuar lutando pela efetivação do direito de brincar”, afirma Tuto Wehrle, coordenador do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.

Esta é a segunda vez que o programa é realizado. A primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes.

A iniciativa é patrocinada pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen por meio de doações voluntárias dos empregados, realizadas em nível global. As arrecadações são feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais, expressando sua participação solidária na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

“A grande importância do projeto ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ é permitir aos trabalhadores desenvolverem ações além dos muros das fábricas. Dessa maneira, os companheiros levarão o pensamento do ‘Sindicato Cidadão’ para crianças de diferentes comunidades e suas famílias, mudando vidas”, disse o vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, Valdir Freire Dias (Chalita).

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil