Cooperação: ministra alemã da Educação no Brasil


Annette Schavan, ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, está no Brasil para uma agenda de compromissos em Campinas (SP) e Brasília, acompanhada de uma delegação formada por quatro deputados do Bundestag (Parlamento Alemão), presidentes de instituições científicas e de pesquisa da Alemanha (Instituto Fraunhofer, DAAD, Fundação Alexander von Humboldt e Comunidade Leibniz, entre outras) e reitores universitários.



Na capital federal, Annette Schavan reuniu-se, nesta sexta-feira (5), com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para a assinatura de memorandos de entendimento entre as pastas de Educação dos dois países na área da formação profissional.



A parceria firmada prevê o envio ao país europeu, nos próximos dois anos, de 2 mil professores de institutos técnicos federais e de escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras.



Mercadante destacou que o projeto vai trabalhar a capacitação dos professores por meio do modelo dual, com aulas teóricas durante uma parte da semana e, na outra, contato direto com a indústria por meio de um estágio. “Temos um grande desafio que é aumentar a competitividade da economia brasileira, ou seja, aprender a produzir com mais qualidade e com menor custo. E o melhor caminho é investir na formação dos trabalhadores, especialmente dos jovens que vão chegar ao mercado de trabalho”, explicou.



De acordo com o ministro, o governo pretende iniciar a experiência no modelo dual de formação do ensino técnico no Brasil. “É um modelo alemão que deu certo, que é um grande êxito. E o Brasil quer avançar nessa direção”, disse. “Isso acelera a formação e, especialmente para pequenas e médias empresas, o custo é muito mais barato para ter um profissional habilitado aos seus desafios tecnológicos”, completou.



Annette Schavan avaliou que a experiência de seu país com o modelo demonstra que as empresas se engajam ao projeto e passam a investir mais na formação de jovens profissionais. “A formação teórica e prática combate a falta de pessoal qualificado”, disse.



Agenda



Segundo informações da Embaixada alemã em Brasília, também estava na agenda uma reunião com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, cujos assuntos seriam, entre outros temas, a colaboração na área da bioeconomia, a participação brasileira no ESO – Observatório Europeu do Sul e sua contribuição na concepção e desenvolvimento do European Extremely Large Telescope (E-ELT).



Ainda de acordo com a Embaixada, durante a visita, a ministra alemã formalizaria uma série de acordos bilaterias: entre eles, a abertura de uma representação alemã na Embrapa, dois memorados de entendimento entre a Aliança de Universidades da Região Metropolitana do Ruhr e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e entre o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).



Na quinta-feira (4), em Campinas, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Annette Schavan acompanhou a apresentação da cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoio à inovação, entre o Instituto Fraunhofer e o ITAL. O projeto interinstitucional propõe a criação, em 2013, de um centro de projetos de inovação em alimentos e recursos renováveis, dentro do ITAL, em Campinas. O objetivo da cooperação, que deverá permanecer até 2016, é buscar soluções para desafios globais como alterações climáticas, demanda pela produção de alimentos e desenvolvimento sustentável, além de explorar estratégias para criar novas tecnologias e inovações, para que sejam aplicadas no setor da agroindústria do País.



Com informações da Agência Brasil

Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil