DFG apresenta programa de excelência da pesquisa alemã


O presidente da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, sigla em alemão), Matthias Kleiner, fará uma apresentação para a comunidade científica de São Paulo sobre o German Excellence Initiative, programa criado pelo governo alemão para promover a pesquisa de alto nível e a excelência das universidades e instituições da Alemanha.



O evento será realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no dia 17 de agosto, e, após a conferência, as duas entidades assinarão a renovação do acordo de colaboração firmado pelas duas fundações em 2006, com vigência de cinco anos. A cooperação apoia a realização de projetos conjuntos conduzidos por pesquisadores de ambos os países, além de atividades de intercâmbio entre jovens cientistas.



Segundo o diretor do escritório da DFG em São Paulo, Dietrich Halm, a DFG recebeu, entre 2006 e 2011, um aporte total de € 1,9 bilhão em fundos adicionais para as três linhas de fomento do programa: escolas de pós-graduação para estímulo de jovens cientistas; pólos de excelência para promover pesquisa de alto nível; e estratégias institucionais para promover pesquisa de alto nível na universidade.



“O objetivo central da iniciativa é fazer com que a Alemanha se torne um local mais atraente para a pesquisa, aumentando sua competitividade internacional, focando as atenções nas realizações das universidades alemãs e da comunidade científica do país”, disse à Agência FAPESP.



O programa foi estendido para além de 2012 e, atualmente, está entrando em sua segunda fase.



“A comissão designada pela DFG e pelo Conselho Alemão de Ciências e Humanidades anunciou que 32 universidades tiveram suas propostas selecionadas para a segunda fase do programa. As propostas incluem 25 escolas de pós-graduação, 27 polos de excelência e sete estratégias institucionais”, explicou Halm.



 



Inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/inscricoes/dfg

Reprodução
Reprodução