Diplomas estrangeiros reconhecidos na Alemanha

Nesta quarta-feira (23), foi aprovada, pelo gabinete ministerial, uma nova Lei de Reconhecimento que, além de melhorar a política de integração do país, também promete diminuir a falta de mão de obra.


Segundo a Ministra de Estado, Maria Böhmer, “a lei de Reconhecimento não será só um ganho para os imigrantes. Ela também trará benefícios a Alemanha, já que, dessa forma, o potencial dos estrangeiros poderá ser utilizado no futuro da nação.”


Em um recente estudo, o Instituto Alemão de Economia – DIW, contabilizou que estão faltando cerca de 117 mil trabalhadores qualificados no país em áreas como matemática, informática, ciências naturais e engenharias, bem como na medicina e enfermagem. O governo contabilizou que mais de 300 mil estrangeiros serão beneficiadas pela nova regulamentação.


A Ministra Böhmer ainda explicou que, o novo projeto acrescenta muitas possibilidades. “A aprovação é independente da nacionalidade do declarante, assim até aqueles que não possuem passaporte alemão podem conseguir o reconhecimento do seu diploma no país”, informa a Ministra.


A lei ainda prevê que cada pessoa tem o direito a uma análise individual das suas qualificações. Em três meses após a apresentação de todos os documentos necessários, o candidato irá receber um esclarecimento se sua qualificação será ou não reconhecida no país. Em uma segunda fase serão comunicados como as possíveis lacunas poderão ser compensadas e também quais estudos complementares podem ser realizados caso haja necessidade. Existe também a possibilidade de um reconhecimento parcial para que o requerente possa se focar em continuar sua qualificação no país.


A ministra da Educação e Pesquisa, Annete Schavan declarou, após a aprovação do projeto de lei, que uma central de informação estará à disposição dos imigrantes interessados em reconhecer seus diplomas.

SXC
SXC