Encontro com laureados do Prêmio Nobel

Cerca de 600 jovens cientistas têm a oportunidade de trocar experiências com 35 peritos no 63º Encontro de Laureados do Prêmio Nobel, que acontece em Lindau, Alemanha, até esta sexta-feira (5).

A categoria “Química” é o ponto central do encontro deste ano, em que alguns laureados apresentam disciplinas, como os alemães Theodor Hänsch (Física) e Erwin Neher (Fisiologia/Medicina), que também participam das mesas redondas com cientistas e jovens pesquisadores.

O suíço Kurt Wüthrich, Prêmio Nobel de Química em 2002, também fará uma “Master Class” com seus dois colegas israelitas, Aaron Ciechanover e Dan Shechtman, Prêmios Nobel de Química em 2004 e 2011, respectivamente. O britânico sir Harold Kroto, Prêmio Nobel de Química de 1996, oferecerá um curso de especialização aos jovens cientistas.

O primeiro Encontro aconteceu em 1951, partindo da iniciativa de dois médicos de Lindau e do conde Lennart Bernadotte. A partir de 1954, o evento passou a ser organizado por curadores no sul da Alemanha. O encontro, que antes era uma forma de se opor à isolação de cientistas alemães depois da II Guerra Mundial, hoje é um dos mais importantes eventos do diálogo internacional de cientistas e, ao mesmo tempo, um tranquilo “encontro de classes” das ciências naturais.

Neste ano, foram convidados 625 jovens cientistas de 78 nações, que presenciam inúmeras exposições e participam de intercâmbios em pequenos círculos.  

 

Divulgação The Lindau Nobel Laureate Meetings
Divulgação The Lindau Nobel Laureate Meetings