Entidade busca inclusão do alemão na prova do ENEM

A Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão (ABRAPA) lançou um manifesto pela inclusão do idioma alemão como opção de língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


A ação, que conta com apoio de diversas organizações, entre elas a Embaixada Alemã no Brasil, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Goethe, irá recolher assinaturas para tentar pressionar o Ministério da Educação.


O documento ressalta a importância do alemão em escolas de todo o País, sobretudo na região sul, e as oportunidades de intercâmbio econômico e científico entre Brasil e Alemanha que o aprendizado da língua proporciona.


Segundo o manifesto, a inclusão do idioma na prova levaria em consideração “os milhares de alunos que estudam alemão por todo o País” e estaria de acordo com “os avanços alcançados pelo plurilinguismo no Brasil. Uma eventual não consideração do alemão nas futuras provas do ENEM colocaria em risco o fomento no ensino de outras línguas estrangeiras nas escolas, em especial a língua alemã”.


 


Para assinar o manifesto da ABRAPA, envie um email para vorstand@abrapa.org.br .