Especialistas alemães em pecuária ministram curso no RS


Por meio de uma parceria, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ, o Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto e a Universidade de Kassel, na Alemanha, estão promovendo o curso internacional "Manejo nutricional orgânico de vacas leiteiras nos trópicos e subtrópicos".


O curso objetiva capacitar técnicos, produtores e estudantes nesse assunto para alcançar altos rendimentos na pecuária leiteira, especialmente na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O seminário trata dos fundamentos de nutrição de vacas leiteiras, abrangendo as características e as necessidades nutricionais dos animais nas suas diferentes categorias e fases de produção; promove a capacitação dos participantes para adequação do manejo nutricional da unidade de produção nos mais diversos sistemas de produção e condições climáticas, e o conhecimento dos distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar. 


A iniciativa é do Departamentos de Engenharia Agrícola e Engenharia Agrícola dos Trópicos e Subtrópicos e de Melhoramento Genético Animal da UNIJUÍ e conta com o apoio financeiro no valor de R$ 10 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).


Com carga horária de 40 horas, o curso é ministrado pelos pesquisadores da universidade alemã Uwe Richter e Tamina Pinent, que possuem grande experiência em produção animal e vegetal orgânica. A coordenação fica a cargo dos professores Roberto Carbonera, da UNIJUÍ; Carolina Bilibio, Cristiano Nunes dos Santos e Tarcisio Samborski, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto; e Oliver Hensel, da Universidade de Kassel.


O curso ocorre em duas edições, de 20 horas cada, sendo a primeira em Ijuí, entre os dias 25 e 27 de julho de 2012, na UNIJUÍ, e a segunda no IF Farroupilha – Campus Santo Augusto, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto de 2012.

SXC
SXC