Especialização técnica é mais bem remunerada

Um estudo do Instituto de Economia Alemã de Colônia (Institut der deutschen Wirtschaft Köln) afirma que a formação de Meister ou Techniker (formação técnica avançada dentro de empresas, equivalente a uma pós-graduação em áreas técnicas) traz mais retorno financeiro na Alemanha do que a formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado).


Em toda a sua vida profissional, uma pessoa que tenha frequentado a universidade ganha 7,5% a mais do que outra com formação técnica básica ou só com o diploma de ensino médio. Os profissionais que concluíram a formação técnica, trabalharam por três anos e depois se aperfeiçoaram por meio da formação de Meister ou Techniker em suas áreas (elétrica, mecânica, automotiva, administração de empresas, entre outras) têm um retorno de 8,5%.


De acordo com o relatório do instituto, os investimentos feitos na qualificação técnica também se pagam mais rápido (em média quando o profissional atinge os 40 anos de idade). Os bacharéis, mestres e doutores vêem o retorno somente aos 43 anos. Entre os desempregados, esses últimos também são a maioria.


No entanto, a renda bruta anual dos Meister e Techniker é de € 42 mil (€15 mil a menos do a dos profissionais com formação acadêmica).

picture alliance / dpa
picture alliance / dpa