Freie Universität Berlin oferece bolsas de pós-doutorado

A Freie Universität Berlin está com inscrições abertas, até 15 de setembro, para o seu programa de bolsas de pós-doutorado 2014. A Dahlem Research School (DRS), responsável pelos programas de doutorado e apoio aos pós-doutorandos internacionais, oferecerá financiamento para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos de pesquisa na universidade.

Serão oferecidas 18 bolsas de estudos, divididas em duas linhas de financiamento. Seis bolsas são destinadas ao programa Cofund-2014, para projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Naturais e da Vida.

As outras 12 bolsas são para o programa Point/Regain-2014, focado em redes de pesquisas interdepartamentais, como o Centro de Estudos de Área (CAS), Dahlem Centro de Humanidades (DHC), Dahlem Centro de Ciências Vegetais (DCPS), a Doença em Envelhecimento Humano (DynAge) e Materiais Funcionais em Nanoescala.

A duração do programa, com início no primeiro semestre de 2014, é de 18 meses. Para concorrer, os candidatos devem entregar um plano de trabalho baseado nas áreas de pesquisa ou assuntos-chave predefinidos. São elegíveis ao programa os pesquisadores que tiverem concluído o curso de doutorado até seis anos antes da data de inscrição e que não tenham vivido na Alemanha por mais de 12 meses nos últimos três anos.

Os candidatos passarão por cinco etapas de seleção, incluindo a verificação da elegibilidade administrativa, revisão interna, entrevistas estruturadas, revisão internacional entre pares e, por último, a aprovação pelo Conselho Superior Internacional.

Os bolsistas serão empregados por meio de contratos de trabalho, conforme acordo coletivo vigente do setor público de Berlim. Além do salário, haverá um subsídio de viagem, subsídio mensal de mobilidade e pesquisa, curso intensivo de alemão totalmente financiado e programa de capacitação entregue pela Dahlem Research School.

Mais informações sobre as regras do programa em: www.fu-berlin.de/pt/sites/brazil/cofund_point_regain2014.html

Agência FAPESP
 

David Ausserhofer/Freie Universität Berlin
David Ausserhofer/Freie Universität Berlin