Fundação Volkswagen em parceria com Detran-SP


A Fundação Volkswagen acaba de firmar uma parceria com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para a realização de uma oficina virtual de desenvolvimento de jogos relacionados à segurança e cidadania no tráfego, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro.


A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na sede do Detran-SP, e contou com a presença do diretor-presidente da instituição, Daniel Annenberg; do superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros; e da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.


O curso “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!” é totalmente on-line, gratuito e será realizado na plataforma do programa “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela empresa em parceria com a Virgo Game Studios. A oficina poderá ser realizada entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro e todos os participantes receberão um certificado emitido pela companhia, com reconhecimento do Detran-SP.


“Estamos muito felizes em participar da Semana Nacional de Trânsito. O tema da edição deste ano: ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança’, vai ao encontro dos esforços que já temos realizado por meio do programa, que tem como grande objetivo provocar a mudança de postura de toda a sociedade”, diz o Barros.


“Esta é uma parceria muito importante para o Detran-SP, porque se encaixa perfeitamente no que pretendemos: promover uma mudança cultural na relação das pessoas com o trânsito, reforçando conceitos de respeito e cidadania”, diz Annenberg.


Direcionado principalmente a educadores, o curso tem carga horária de 8 horas, que podem ser aplicadas de maneira personalizada, de acordo com o ritmo de cada participante.


O formato inovador, que agrega textos ágeis, dinâmicas, vídeos, material didático, modelos de jogos, entre outras ferramentas, tem como objetivo oferecer um conteúdo pedagógico leve e facilmente aplicado à realidade, e que promova a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária. Os interessados poderão se inscrever a partir desta sexta-feira (11), por meio do site www.jvt.org.br. As vagas serão ilimitadas, por se tratar de um curso em formato MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo).


“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran


O programa, que é voltado para escolas de ensino médio, foi reconhecido recentemente com a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o tráfego. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.


Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

Trânsito_SP_SXC
Trânsito_SP_SXC