O Humboldt Formação Profissional Dual / IFPA comemora, este ano, 30 anos de sua fundação, e já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos, que incluem Administração, Logística, Informática, Secretariado e Seguros. O Instituto fica no Colégio Humboldt, em São Paulo – cidade com a maior concentração de companhias alemãs fora da Alemanha (mais de 800 empresas).
O sistema dual existe há mais de 100 anos na Alemanha e cerca de 70% dos estudantes de lá realizam cursos profissionalizantes. No país que hoje responde pela quarta maior economia do mundo, a maioria dos estudantes está matriculada em cursos técnicos que aliam formação na escola e em grandes empresas, o que permite unir aulas teóricas à experiência prática do mercado de trabalho.
Atualmente, os cursos profissionalizantes têm se mostrado uma opção interessante para quem deseja se qualificar em uma área e ser inserido rapidamente no mercado de trabalho. “A atratividade surge por causa da soma de vários fatores: o curso tem um tempo de duração de dois anos e o foco é a preparação técnica para o mercado de trabalho. São cursos focados na prática da profissão, os profissionais que se formam neles são procurados por empresas que precisam de funcionários com conhecimentos técnicos”, afirma Sven Peters, coordenador do Humboldt / IFPA. O método do curso preconiza uma formação acadêmica aliada a um estágio rotativo nas empresas conveniadas.
Os alunos do IFPA têm 15 semanas de aulas teóricas no ano, divididas em blocos de cinco semanas, sendo que, entre esses blocos de aula há um período de prática nas empresas parceiras. Aliança Navegação e Logística, Bayer, BASF, Mercedes Benz, HDI Seguros, ThyssenKrupp, Kuehne+Nagel, Willis Seguros, Heidelberg, Kion, ZF do Brasil e Volkswagen estão entre elas. Dos alunos que se formam no programa, 70% são absorvidos pelo mercado de trabalho e cerca de 60% são contratados pelas empresas onde fizeram a formação prática durante o curso. Segundo o Humboldt, por causa da boa empregabilidade é cada vez maior a quantidade de estudantes e companhias interessados nesse tipo de ensino.
A língua alemã é um dos pré-requisitos obrigatórios para os candidatos, que devem ter concluído o Ensino Médio. Além disso, eles também têm aulas em português, inglês e espanhol. Os diplomas são válidos no Brasil e na Comunidade Europeia e para os formandos há também a possibilidade de continuar os estudos na Alemanha.
De acordo com o Humboldt, além da possibilidade de internacionalização profissional, os jovens adquirem uma sólida formação prática, e as empresas, por sua vez, ganham profissionais polivalentes em línguas, flexíveis e com uma visão organizacional abrangente. Desde o ano passado, está em tramitação no MEC um pedido da direção do Humboldt / IFPA para a elevação dos cursos ao nível de tecnólogo.
Comemoração dos 30 anos – Humboldt / IFPA
No próximo dia 9 de novembro, das 14h às 19h, o Colégio Humboldt promoverá um evento em comemoração aos 30 anos do Humboldt / IFPA, que contará com uma mesa redonda sobre a importância da formação profissional dual para o mercado de trabalho com representantes do governo e da indústria alemã. Além disso, haverá palestras de Eugênio Mussak, médico, educador, escritor e um dos palestrantes mais solicitados pelo mundo corporativo, e de Ludger Pieper, chefe do Departamento do Senado para a Educação, Juventude e Pesquisa da Alemanha.
Sobre o Colégio Humboldt
Fundado em 1916 e mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Técnico. A instituição oferece ensino bilíngue e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com um Instituto de Formação Profissional Administrativa (IFPA).