Livro BR 163 traz pesquisadores alemães


Muito se foi escrito sobre as políticas de ocupação da Amazônia, sobre os efeitos ambientais, os conflitos de terra entre posseiros, fazendeiros e indígenas e sobre garimpos e grande projetos. Quase sempre a perspectiva da população local permaneceu sem voz. A BR 163 é uma dessas regiões nas bordas da Amazônia, um local para onde levas de brasileiros foram estimuladas a migrar décadas atrás, e ainda hoje é alvo de muita esperança e conflitos.


Resultado do esforço de quatro pesquisadores alemães e austríacos – Charlotte Schumann, Korbinian Hartberger, Michael Klingler e Regine Schönenberg – em compreender a realidade da região, a partir de um olhar local, o livro reúne relatos de dezenas de personagens, em sua maioria pioneiros na região, que contam como chegaram ali, como se adaptaram e o que mudou ao longo do tempo. Além dos relatos, há informações de fundo sobre o contexto local e um delicado ensaio fotográfico de Michael Klingler.


O livro é um dos resultados de uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, e pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, com o objetivo de investigar os contextos sociais e culturais do uso da terra na região entre Cuiabá e Santarém, na divisa das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.


“Cada história de vida conta histórias particulares, algumas tristes, outras alegres, às vezes incríveis, às vezes emocionantes, mas sempre excitantes. O conjunto dessas várias histórias de vida forma uma imagem rica e diversificada, um mosaico através do qual podemos enxergar a natureza da vida ao longo dessa estrada. Achamos que nada poderia contar melhor o que é, era e provavelmente será a área enorme interligada pela longa BR 163”, explicam os autores na apresentação do livro.


“Foi assim que surgiu a ideia de publicar um livro cheio de anedotas e citações, relatos e imagens, no qual tanto os moradores da região possam se reconhecer quanto pessoas alheias, a tal realidade, possam encontrar impressões vivas”, concluem.


Lançamento em São Paulo – 25 de novembro
Em São Paulo, o lançamento acontecerá em 25/11, quarta-feira, na livraria da Vila, da Vila Madalena, com a presença dos autores. Haverá também um bate-papo com os autores sobre o tema: O sonho de liberdade: A fronteira e o pioneiro em terras desconhecidas.


Sempre pra frente – histórias de vida da BR 163
Autores: Charlotte Schumann, Korbinian Hartberger, Michael Klingler e Regine Schönenberg
Formato: 17×23 cm / 160 páginas
Preço de capa: R$ 48
Editora: Olhares


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


                            

Divulgação
Divulgação